Comer alimentos anti-inflamatórios deve ser parte fundamental de qualquer dieta saudável. No entanto, se é uma pessoa propensa a inflamação crônica, é importante conhecer os melhores alimentos para combater essas condições!
O Que É Inflamação?
A inflamação é a forma do corpo dizer que se está a defender de algo, seja de uma lesão física ou infecção.
Por exemplo, quando nos machuca-mos no joelho, são libertadas citocinas, que indicam o sistema imunológico que o corpo requer assistência / proteção.
De seguida os vasos sanguíneos dilatam-se e as células brancas do sangue (leucócitos ou glóbulos brancos) chegam ao local afetado, geralmente acompanhadas de inchaço e vermelhidão. Esta é a inflamação aguda e pode ser uma coisa boa.
No entanto, a inflamação crônica pode ser bastante perigosa, levando ao desgaste excessivo do corpo e contribuindo para a diminuição das defesas do organismo para doenças crônicas, como câncer e artrite, entre muitas outras.
Lista De Alimentos Anti-inflamatórios
Os principais alimentos anti-inflamatórios incluem o mirtilo (blueberry), salmão, uva, chá verde, óleo de coco, gengibre e açafrão-da-terra (cúrcuma), entre muitos outros.
Vegetais de folhas verdes
Ricos em minerais, baixos em calorias e maravilhosos em antioxidantes, os vegetais de folhas verdes como a couve-de-folhas, espinafre e a Couve-galega podem ajudar a minimizar os sintomas da inflamação crônica.
Alho
Beterraba
A beterraba contém muitos nutrientes e antioxidantes únicos, mas é a betaína encontrada nestas hortaliça que recebe mais atenção pelos seus efeitos anti-inflamatórios, razão pela qual a ingestão de beterrabas está associada a um menor risco de diabetes.
Açafrão-da-Índia (Curcuma)
O ingrediente ativo da cúrcuma, a curcumina, é considerado um dos antioxidantes mais potentes que podemos consumir, e, como tal, também é excelente na redução da inflamação em todo o corpo.
Gengibre
Alguns dos ingredientes ativos do gengibre, chamados gingeróis, são famosos pelos seus fortes efeitos anti-inflamatórios, particularmente no estômago e no revestimento do intestino, onde ocorre mais inflamação crônica.
Chocolate amargo
Óleo de coco
Embora o óleo de coco seja rico em gorduras, a alta concentração de ácidos gordos de cadeia média, particularmente o ácido láurico, indica que este óleo pode realmente ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de doença cardíaca.
Chá verde
Com um nível tão alto de compostos polifenólicos, o chá verde é conhecido por reduzir a inflamação no estômago, sistema respiratório e sistema cardiovascular, além de muitos outros efeitos saudáveis e relaxantes.
Nozes
Os ácidos graxos ômega-3 são anti-inflamatórios por natureza, e as nozes são uma das melhores fontes para essas gorduras “boas”.
Sementes de linhaça
As Sementes e nozes são geralmente elevadas em gorduras, e as sementes de linhaça não são excepção. Os ácidos gordos encontrados nestas sementes podem reduzir a inflamação no sistema cardiovascular.
Tomate
Comer tomates impulsiona os níveis de licopeno, o que pode reduzir a deposição de placas beta-amilóides no cérebro, uma forma grave de inflamação que pode aumentar o risco de doença de Alzheimer.
Uvas
O resveratrol encontrado na casca das uvas tem sido comprovado como redutor da resposta inflamatória do organismo.
Mirtilos
Os flavonóides anti-inflamatórios encontrados em altas concentrações nos mirtilos torna-os um remédio caseiro favorito para a inflamação crônica. Além disso, os mirtilos são um superalimento que pode impulsionar o sistema imunológico e prevenir o câncer, entre muitas outras condições.
Outros alimentos que reduzem a inflamação (R)
Azeite de oliva, óleo de semente de uva e óleo de abacate, amêndoa, avelã, peixes gordos como o salmão, cavala, atum, pargo, bacalhau, halibute, robalo e sardinha, e frutas como os morangos, cerejas, maçãs, cerejas, abacaxi, framboesas e laranjas, acelga, manjericão, tomilho, orégano, pimenta caiena.
Alimentos Inflamatórios a Evitar
Enquanto alguns alimentos podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, outros podem causar ou piorar a situação, como:
ESCOLHA DO EDITOR Gengibre, Um Poderoso Anti-Inflamatório Natural
- Alimentos altamente processados
- Óleos vegetais
- Lacticínios
- Aditivos artificiais e açúcares artificiais
- Excesso de glúten
- Álcool
- Gorduras Trans
Outros alimentos que inflamam: Carboidratos refinados, como pão branco, Batatas fritas e outros alimentos fritos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, carne vermelha (hambúrgueres, bifes) e carne processada (cachorros quentes, salsichas), margarina , gordura e banha.
Basicamente, se fizer escolhas alimentares mais saudáveis, vai automaticamente eliminar muitos dos alimentos que causam inflamação no corpo.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.