Os alimentos ricos em ácido alfa lipóico contêm o nutriente antioxidante na forma de lisina (lipolisina), do inglês lipoyllysine.
As suas melhores fontes alimentares incluem a carne vermelha, carnes de órgãos como o fígado e rim, espinafre, brócolis e tomates.
As leveduras, o inhame, a beterraba, cenoura, couve de Bruxelas e as ervilhas também são óptimas opções.
O ácido alfa lipóico ou ácido tióctico como também é conhecido, é um antioxidante com benefícios de longo alcance para a saúde. A boa notícia é que muitas são as fontes naturais possíveis de obter o nutriente.
Antes de listar-mos as principais fontes onde encontrar o nutriente, descrevemos rapidamente os benefícios que este composto organosulfurado pode fazer pela sua saúde:
O ácido alfa lipóico é um nutriente antioxidante solúvel em água e gordura, tornando mais fácil para o corpo absorvê-lo e armazená-lo. Também chamado de AAL, não deve ser confundido com o Ácido alfa-linolênico (ALA) proveniente dos ácidos gordos ômega 3.
O ácido alfa lipóico desempenha um papel importante nas funções fisiológicas, bem como na produção de energia no organismo.
Ajuda Também a reciclar outros antioxidantes como a vitamina C e E, bem como glutationa.
Os níveis de glutationa tendem a diminuir com a idade e o ácido alfa lipóico pode oferecer uma forma de contrariar isso.
O composto ajuda o corpo a combater o estresse oxidativo e pode ser benéfico em condições como a diabetes, condições neurodegenerativas, catarata e até mesmo danos causados pela radiação.
Tem o potencial de proteger o organismo contra doenças cardiovasculares, ajudando a controlar alguns fatores de risco como os níveis de lipídios no sangue e a hipertensão arterial.
Ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de danos provocados nos nervos em diabéticos.
Sabe-se que também ajuda a reduzir a frequência de ataques de enxaqueca em pessoas propensas a eles.
Ao considerar a ingestão de fontes alimentares do nutriente, precisa entender que o ácido alfa lipóico geralmente está ligado a moléculas de proteína, e não está disponível de forma direta, tornando mais difícil o uso e acesso do nutriente pelo corpo.
Como essas formas de ácido alfa lipóico encontradas nos alimentos são absorvidas pelo corpo – e que quantidades o corpo é capaz de absorver – é algo que a ciência ainda não sabe ao certo.
Os alimentos que se seguem abaixo contêm ácido alfa lipóico e são fontes naturais. Alguns deles podem até já estar presentes na sua dieta. Observe que, uma vez que as fontes alimentar de ácido alfa lipóico estão ligadas às proteínas, os valores abaixo serão indicados como conteúdo de lisina (lipolisina).
1. Carne Vermelha
A carne vermelha contém cerca de 1-3 mcg / gramas de ácido alfa lipóico.
A carne vermelha, especialmente da parte do músculo, é uma boa fonte do nutriente. Normalmente contém 1-3 mcg / g de ácido lipóico na forma de lipolisina.
2. Espinafre
O Espinafre tem 3,2 mcg / gramas.
Aqui tem outro motivo para comer este vegetal maravilhoso rico em cálcio! Existem 3,2 mcg / gramas de lipolisina nos espinafres. Aproveite em sopas ou em smoothies.
3. Rim
A carne do rim tem cerca de 2,64 mcg / gramas de lipoilisina
As carnes de órgãos são boas formas de obter ácido alfa lipóico. Os bifes do rim, por exemplo, oferecem cerca de 2,64 mcg / g de lipoilisina.
4. Coração
A carne do coração tem cerca de 1,51 mcg / gramas de lipolisina.
Quando bem cozinhada esta carne é deliciosa. Cozinhe lentamente com cebola, especiarias e ervas. Ou tente um ensopado com vegetais.
5. Fígado
O fígado é outra boa fonte de ácido alfa lipóico, oferecendo cerca de 0,86 mcg / gramas de lisina. Desfrute do fígado salteado com especiarias exóticas ou cozinhe simplesmente com cebola caramelizada.
6. Brócolis
Outro vegetal que funciona perfeitamente sozinho ou com outros ingredientes. Simplesmente salteie, asse ou coza no vapor. O brócolis possui cerca de 0,9 mcg / gramas de lipolisina para lhe oferecer.
7. Tomate
Os tomates contêm cerca de 0,6 mcg / gramas de lisina. Fazem uma ótima base para molhos de macarrão, caçarolas ou guisados de carne. Também pode usá-los em saladas
Outras fontes de ácido alfa lipóico
Podemos encontrar cerca de (aproximadamente 0,5 mcg / gramas de lipolisina) nas ervilhas e couves de Bruxelas. As Leveduras, o inhame, a beterraba, as batatas e as cenouras são outras fontes do antioxidante.
Nutricionista - CRN-6 Nº 25902
A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.
Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.
Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907
Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.