Ao concentrar em manter-se saudável, a maioria das pessoas nem tem em conta a saúde do sangue. Focamo-nos demasiado em ter um corpo perfeito, e o que realmente importa fica pelo caminho!
O sangue não é apenas tecido conjuntivo ( 1 ). Um sangue saudável ajuda na prevenção de vários problemas de pele, como a acne e manchas, bem como outros problemas (mais graves), como a anemia, o câncer, distúrbios plaquetários e muitos outros ( 2 ).
É importante saber que, se realmente queremos ter um corpo em forma e feliz, livre de doenças, necessitamos manter o sangue saudável -> O que significa, comer bem!
Antes de falar sobre o tipo de alimentos que devemos comer para manter o sangue saudável, vamos passar alguma informação sobre “este tecido conjuntivo líquido”, para entender melhor o que funciona e o que não funciona.
O básico do sangue
Como sabemos, o sangue é um tecido conjuntivo composto de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Este líquido vital, é transferido para várias partes do corpo através de veias, capilares, artérias, ventrículos e átrios.
Em média, o corpo é composto por 4,5 a 6 litros de sangue, que podem variar na cor e consistência. Normalmente, o sangue é leve, o que significa que tem altos níveis de oxigênio, ou é vermelho escuro, o que significa que é pobre em oxigênio.
A temperatura do sangue ronda os 38 ° C – ligeiramente mais quente que a temperatura do nosso corpo.
A produção do sangue ocorre na medula óssea. A medula óssea é um tecido parecido com uma esponja, encontrado dentro de alguns ossos presentes no corpo, como o osso do quadril e o esterno, por exemplo ( 3 ).
O conteúdo de um sangue saudável
Se o sangue estiver livre de impurezas e estiver saudável, ele é rico nos seguintes componentes ( 4 ):
- Nutrientes
- Oxigênio
- Hormônios
- Dióxido de carbono
- Anticorpos
- Vitaminas
- Eletrólitos
- Calor
Os minerais e as vitaminas necessários para a formação de sangue saudável
São muito específicos os minerais e vitaminas que fazem parte da produção de um sangue saudável. Se pretende que o sangue funcione na sua melhor forma, precisa certificar-se que a sua dieta contém:
- Vitamina E: Esta vitamina ajuda a aumentar a resistência dos glóbulos vermelhos.
- Vitamina C: Esta ajuda na absorção adequada de ferro.
- Vitamina K: Isso é necessário para a coagulação do sangue em caso de ferimentos.
- Vitamina B12: Esta vitamina é importante para a maturação dos glóbulos vermelhos.
- Ácido Fólico: É vital para a maturação dos glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
- Iodo: Seu sangue precisa desse mineral para impulsionar a formação de plaquetas e glóbulos vermelhos.
- Zinco: Isso ajuda na produção de glóbulos brancos.
- Cobalto: Isso é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
- Cobre: Garante que muito ferro está disponível para a produção de glóbulos vermelhos.
- Ferro: Este mineral é vital para a produção de hemoglobina.
Os 10 melhores alimentos a incluir na dieta para limpar o sangue e o manter saudável e purificado
Agora que sabe tudo o que precisa sobre o carmesim bombeado nas suas veias, deixe-nos contar que alimentos precisa ingerir para manter o sangue saudável! Sabendo que para um sangue de boa qualidade do sangue, precisa haver a boa produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
1. Fígado
O fígado é um alimento extremamente saudável e riquíssimo em vitamina A, bem como outras vitaminas, que ajudam a melhorar a aparência e a textura da pele.
Além disso, o alto teor de ferro presente na carne do fígado também ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no organismo. O baixo teor de gordura presente no alimento ajuda no fornecimento de ácido fólico às células, para uma divisão celular adequada.
2. Ovo
Mesmo que não seja vegetariano/a, ser ‘eggetarian ou (ovovegetariano em Português)’ é quase uma obrigação! Os ovos estão repletos de minerais, proteínas e vitaminas, que ajudam a manter o sangue saudável.
A gema do ovo contém uma substância específica conhecida como “lecitina”, que ajuda a limpar as artérias da gordura e placa.
Além disso, a colina existente no ovo aumenta o desempenho do sistema nervoso, enquanto a multiplicidade de vitaminas e minerais que contém contribui para tornar o sangue super saudável.
3. Vegetais
Se é do tipo para quem a carne está fora de questão e os ovos também, benefície dos vegetais. Os vegetais ricos em proteínas (espinafre, brotos, cogumelos, ervilhas, etc.), ferro (lentilhas, feijões, grãos) e vitamina B, além do magnésio e potássio, podem melhorar a saúde do sangue ( 5 ).
4. Nozes
O teor de calorias presente nas nozes pode ser elevado, mas elas estão impregnadas de nutrientes que podem tornar o sangue saudável se as consumir com moderação.
Os ácidos graxos ômega-3, juntamente com a multiplicidade de vitaminas e minerais que contêm as nozes, como magnésio, potássio, fósforo, etc ajudam bastante no controle dos níveis de glicose e gordura no sangue.
5. Batatas
São ricas em energia, que o corpo precisa para manter o motor a funcionar – mas sem exageros. As batatas contêm quantidades elevadas de ácido fólico e vitamina B, que já sabemos serem necessárias para a produção das células sanguíneas ( 6 ). Além disso, a vitamina B6 presente no tubérculo auxilia na prevenção da inflamação das artérias ( 7 ).
6. Pimenta-caiena
A pimenta-caiena ajuda a acelerar a purificação do sangue, estimulando a atividade cardiovascular e reduzindo a pressão arterial. Acrescente-a às suas refeições e desfrute de um sistema cardiovascular mais forte.
7. Aloe vera
O suco de aloe vera tem sido usado durante muitos anos por herbalistas como um estimulante natural do sangue. Limpa as artérias e é anti-inflamatório. Também é rico em aminoácidos, enzimas, clorofila, vitaminas e minerais – todos para construir um sangue mais forte.
8. Água
Bebe muita água – O sangue é em grande parte composto por água, necessitando dela para reabastece-lo.
9. Use a raiz de dente de leão
Um dos melhores construtores de sangue, mas também o mais odiado. A Raiz de dente-de-leão mostrou melhorar algumas doenças do fígado e atuar como purificador do sangue.
Esta Raiz maravilhosa pode ser cozida e comida em sopas, ensopados e adicionada a smoothies. Pode ser fervida em água, coada e bebida como chá.
Também pode ser torrada e transformada numa bebida semelhante ao café. Opções não faltam!
10. Raiz de salsaparrilha (Smilax ornata)
A raiz, também usada para fazer cerveja, mostrou atacar as substâncias microbianas presentes na circulação sanguínea, neutralizando-as. Contém compostos chamados saponinas que possuem propriedades antibióticas naturais (matadoras de bactérias).
Pode ser tomada como uma tintura de ervas (extração à base de álcool), em forma de chá ou cápsulas.
Fazer destes alimentos parte da sua alimentação diária pode fazer uma diferença significativa na saúde do sangue. Lembrando que o fundamental é a moderação!
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.