10 Alimentos para Limpar e manter o Sangue Saudável

Conteúdo revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006). Última Atualização: 14/07/21

Ao concentrar em manter-se saudável, a maioria das pessoas nem tem em conta a saúde do sangue. Focamo-nos demasiado em ter um corpo perfeito, e o que realmente importa fica pelo caminho!

Continua depois da Publicidade

O sangue não é apenas tecido conjuntivo ( 1 ). Um sangue saudável ajuda na prevenção de vários problemas de pele, como a acne e manchas, bem como outros problemas (mais graves), como a anemia, o câncer, distúrbios plaquetários e muitos outros ( 2 ).

É importante saber que, se realmente queremos ter um corpo em forma e feliz, livre de doenças, necessitamos manter o sangue saudável -> O que significa, comer bem!

10 Alimentos Para Um Sangue Mais Saudável E Um Corpo Feliz

Antes de falar sobre o tipo de alimentos que devemos comer para manter o sangue saudável, vamos passar alguma informação sobre “este tecido conjuntivo líquido”, para entender melhor o que funciona e o que não funciona.

O básico do sangue

Como sabemos, o sangue é um tecido conjuntivo composto de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Este líquido vital, é transferido para várias partes do corpo através de veias, capilares, artérias, ventrículos e átrios.

Em média, o corpo é composto por 4,5 a 6 litros de sangue, que podem variar na cor e consistência. Normalmente, o sangue é leve, o que significa que tem altos níveis de oxigênio, ou é vermelho escuro, o que significa que é pobre em oxigênio.

A temperatura do sangue ronda os 38 ° C – ligeiramente mais quente que a temperatura do nosso corpo.

A produção do sangue ocorre na medula óssea. A medula óssea é um tecido parecido com uma esponja, encontrado dentro de alguns ossos presentes no corpo, como o osso do quadril e o esterno, por exemplo ( 3 ).

O conteúdo de um sangue saudável

Se o sangue estiver livre de impurezas e estiver saudável, ele é rico nos seguintes componentes ( 4 ):

  • Nutrientes
  • Oxigênio
  • Hormônios
  • Dióxido de carbono
  • Anticorpos
  • Vitaminas
  • Eletrólitos
  • Calor

Os minerais e as vitaminas necessários para a formação de sangue saudável

São muito específicos os minerais e vitaminas que fazem parte da produção de um sangue saudável. Se pretende que o sangue funcione na sua melhor forma, precisa certificar-se que a sua dieta contém:

  • Vitamina E: Esta vitamina ajuda a aumentar a resistência dos glóbulos vermelhos.
  • Vitamina C: Esta ajuda na absorção adequada de ferro.
  • Vitamina K: Isso é necessário para a coagulação do sangue em caso de ferimentos.
  • Vitamina B12: Esta vitamina é importante para a maturação dos glóbulos vermelhos.
  • Ácido Fólico: É vital para a maturação dos glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
  • Iodo: Seu sangue precisa desse mineral para impulsionar a formação de plaquetas e glóbulos vermelhos.
  • Zinco: Isso ajuda na produção de glóbulos brancos.
  • Cobalto: Isso é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
  • Cobre: Garante que muito ferro está disponível para a produção de glóbulos vermelhos.
  • Ferro: Este mineral é vital para a produção de hemoglobina.

Os 10 melhores alimentos a incluir na dieta para limpar o sangue e o manter saudável e purificado

Agora que sabe tudo o que precisa sobre o carmesim bombeado nas suas veias, deixe-nos contar que alimentos precisa ingerir para manter o sangue saudável! Sabendo que para um sangue de boa qualidade do sangue, precisa haver a boa produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

1. Fígado

Carne De Fígado

O fígado é um alimento extremamente saudável e riquíssimo em vitamina A, bem como outras vitaminas, que ajudam a melhorar a aparência e a textura da pele.

Além disso, o alto teor de ferro presente na carne do fígado também ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no organismo. O baixo teor de gordura presente no alimento ajuda no fornecimento de ácido fólico às células, para uma divisão celular adequada.

Continua depois da Publicidade

2. Ovo

Ovos

Mesmo que não seja vegetariano/a, ser ‘eggetarian ou (ovovegetariano em Português)’ é quase uma obrigação! Os ovos estão repletos de minerais, proteínas e vitaminas, que ajudam a manter o sangue saudável.

A gema do ovo contém uma substância específica conhecida como “lecitina”, que ajuda a limpar as artérias da gordura e placa.

Além disso, a colina existente no ovo aumenta o desempenho do sistema nervoso, enquanto a multiplicidade de vitaminas e minerais que contém contribui para tornar o sangue super saudável.

3. Vegetais

Espinafre

Se é do tipo para quem a carne está fora de questão e os ovos também, benefície dos vegetais. Os vegetais ricos em proteínas (espinafre, brotos, cogumelos, ervilhas, etc.), ferro (lentilhas, feijões, grãos) e vitamina B, além do magnésio e potássio, podem melhorar a saúde do sangue ( 5 ).

4. Nozes

O teor de calorias presente nas nozes pode ser elevado, mas elas estão impregnadas de nutrientes que podem tornar o sangue saudável se as consumir com moderação.

Os ácidos graxos ômega-3, juntamente com a multiplicidade de vitaminas e minerais que contêm as nozes, como magnésio, potássio, fósforo, etc ajudam bastante no controle dos níveis de glicose e gordura no sangue.

5. Batatas

São ricas em energia, que o corpo precisa para manter o motor a funcionar – mas sem exageros. As batatas contêm quantidades elevadas de ácido fólico e vitamina B, que já sabemos serem necessárias para a produção das células sanguíneas ( 6 ). Além disso, a vitamina B6 presente no tubérculo auxilia na prevenção da inflamação das artérias ( 7 ).

6. Pimenta-caiena

Pimenta Caiena

A pimenta-caiena ajuda a acelerar a purificação do sangue, estimulando a atividade cardiovascular e reduzindo a pressão arterial. Acrescente-a às suas refeições e desfrute de um sistema cardiovascular mais forte.

7. Aloe vera

O suco de aloe vera tem sido usado durante muitos anos por herbalistas como um estimulante natural do sangue. Limpa as artérias e é anti-inflamatório. Também é rico em aminoácidos, enzimas, clorofila, vitaminas e minerais – todos para construir um sangue mais forte.

8. Água

Bebe muita água – O sangue é em grande parte composto por água, necessitando dela para reabastece-lo.

9. Use a raiz de dente de leão

Suco De Raiz De Dente De Leão

Um dos melhores construtores de sangue, mas também o mais odiado. A Raiz de dente-de-leão mostrou melhorar algumas doenças do fígado e atuar como purificador do sangue.

Continua depois da Publicidade

Esta Raiz maravilhosa pode ser cozida e comida em sopas, ensopados e adicionada a smoothies. Pode ser fervida em água, coada e bebida como chá.

Também pode ser torrada e transformada numa bebida semelhante ao café. Opções não faltam!

10. Raiz de salsaparrilha (Smilax ornata)

Raiz De Salsaparrilha

A raiz, também usada para fazer cerveja, mostrou atacar as substâncias microbianas presentes na circulação sanguínea, neutralizando-as. Contém compostos chamados saponinas que possuem propriedades antibióticas naturais (matadoras de bactérias).

Pode ser tomada como uma tintura de ervas (extração à base de álcool), em forma de chá ou cápsulas.

Fazer destes alimentos parte da sua alimentação diária pode fazer uma diferença significativa na saúde do sangue. Lembrando que o fundamental é a moderação!

Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 14/07/21