-->Alongamentos para dor no pescoço - Educar Saúde

Alongamentos para dor no pescoço

Publicado em 24/06/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A dor no pescoço é uma queixa bastante frequente, e que pode estar associada a várias causas. Desde doenças reumatológicas, passando por uma postura inadequada, até doenças mais graves, a dor no pescoço é um sintoma muito comum.

Se geralmente esta sensação está mais relacionada com uma má postura no trabalho ou no computador, ou ainda, ao stress em excesso, quando acompanhado por outros sintomas, como formigamento, dormência, dor no peito ou perda de força nas mãos ou braços, então pode ser sinal de algo mais grave.

Nestes casos, deve consultar imediatamente um médico. Saiba mais sobre as causas que podem levar ao surgimento de dor no pescoço, e ainda, um conjunto de alongamentos que ajudarão a aliviar o desconforto. Confira ainda uma automassagem para ajudar a reduzir a dor.

Causas da dor no pescoço

Como referimos em cima, a dor no pescoço é uma queixa bastante comum, e que pode estar associada a inúmeras causas. Estas podem ser agrupadas em quatro grupos: má postura e stress em excesso, atividade desportiva e profissional, doenças ou lesões.

Dor no pescoço causada por atividade desportiva e profissional

Existem atividades desportivas e profissionais que acarretam posturas prolongadas e movimentos repetitivos do pescoço. Isto pode levar a problemas como espasmos nos músculos da zona do pescoço, uma lesão num ligamento (entorse) ou a fadiga e sobrecarga de um determinado músculo.

Dor no pescoço causada por má postura

Uma postura inadequada frequente pode levar ao surgimento de dores no pescoço. Entre os vários exemplos de má postura encontram-se dormir com um travesseiro baixo ou alto de mais, ter a cabeça numa posição incorreta durante longos períodos de tempo, como enquanto lê, vê TV ou trabalha no computador, dormir de barriga virada para baixo, com o pescoço dobrado ou torcido, entre outros. Também o stress em excesso ou prolongado causa grande tensão muscular, que pode levar ao surgimento de dores, não só do pescoço, mas também cabeça, ombros e costas.

Dor no pescoço causada por lesões

Há algumas lesões que podem levar ao surgimento de dor e desconforto na zona do pescoço. Entre as lesões leves no pescoço, incluem-se pequenas quedas ou tropeços. Já dores no pescoço relacionadas com lesões mais graves incluem o efeito chicote, durante um acidente de carro, uma queda alta, um trauma na cabeça (atrás, em cima ou na face) e lesões desportivas.

Dor no pescoço causada por doenças

Existem várias doenças que têm como sintoma a dor no pescoço. Estas incluem a gripe, torcicolos, problemas associados ao envelhecimento (espondilose cervical, estenose espinhal cervical, entre outras), problemas reumatoides (artrite, fibromialgia, etc.), meningite, infeções, tumores, ou dor referida (quando um problema numa dada área do corpo provoca dores numa outra região)

Tratar a dor no pescoço

Sendo a dor no pescoço um sintoma comum a vários problemas, é importante consultar um médico de modo a se perceber qual a origem.

O tratamento para a dor no pescoço depende assim da causa por detrás, existindo por isso vários cursos de tratamento. Os alongamentos para as dores no pescoço são no entanto uma ótima forma de aliviar a dor, especialmente quando esta está associada a má postura, stress ou a atividades desportivas e profissionais.

Se costuma ter dores de pescoço devido a estes fatores, então de seguida pode aprender a fazer alongamentos específicos, que o ajudarão a aliviar a dor e o desconforto. Confira.

Alongamentos para dor no pescoço

Os alongamentos para dor no pescoço são uma excelente opção para ajudar a reduzir a dor, já que diminuem a tensão e relaxam os músculos. Dessa forma, através destes exercícios conseguirá reduzir o desconforto, tanto no pescoço, como nas áreas envolventes. É muito comum a dor no pescoço afetar também a coluna e os ombros. Confira de seguida como fazer alongamentos para dor no pescoço em casa.

O primeiro passo antes de realizar um dos exercícios de alongamentos propostos em baixo é aquecer a área afetada. Para isso deve colocar uma compressa morna no pescoço ou tomar um banho quente, antes de realizar os alongamentos.

O calor irá estimular o aumento do fluxo sanguíneo local, promovendo o relaxamento e flexibilidade dos músculos, tornando por isso mais fácil a ocorrência do estiramento muscular. Depois de aquecer a zona afetada, deve então realizar os exercícios de alongamentos. Confira de seguida três exemplos.

– Exemplo 1

Alongamentos para dor no pescoço

Enquanto respira fundo, deve deitar o máximo que conseguir a cabeça para trás como mostra a imagem, mantendo depois essa posição durante 60 segundos.

– Exemplo 2

Alongamentos para aliviar a dor no pescoço

Procure apoiar o queixo no peito, esticando a nuca. Mantenha essa posição durante 60 segundos.

– Exemplo 3

Alongamentos para dor no pescoço 2

Neste exercício de alongamento deve começar por inclinar o pescoço para o lado, como se o quisesse apoiar no ombro. Deve manter essa posição durante 60 segundos, repetindo depois o exercício para o outro lado.

Cada um dos exercícios de alongamento propostos têm assim a duração de 60 segundos. A sensação durante cada exercício deve ser o de estar a puxar o músculo, mas sem grande desconforto.

Caso sinta formigamento, dor, ardor ou a sensação de ter areia na coluna, não continue a realizar estes exercícios. Nestas situações, a origem do problema pode ser mais séria, devendo por isso consultar um médico de modo a diagnosticar a causa e definir a forma de tratamento mais adequada.

Quando terminar os exercícios de alongamentos, pode ser útil realizar uma automassagem no seu pescoço, que ajudará a relaxar os músculos afetados. Confira de seguida como fazer uma automassagem relaxante para a dor no pescoço.

Automassagem relaxante para a dor no pescoço

A massagem é um importante recurso terapêutico, ajudando a relaxar os músculos e a reduzir a tensão. A massagem que lhe vamos ensinar não deve demorar menos que 5 minutos, podendo ser realizado em qualquer local, seja em casa, no trabalho ou até num jardim. Confira de seguida, passo a passo, como fazer uma automassagem no pescoço.

Passo 1 – Sente-se numa cadeira e feche os olhos. Apoie totalmente a sua coluna nas costas da cadeira, e de seguida, coloque os braços ao lado do corpo, pendidos.

automassagem relaxante ajuda a diminuir a tensão dos músculos do pescoço

Passo 2 – Respira fundo três vezes, e de seguida, leve a sua mão esquerda ao ombro direito e deixe-a aí apoiada. Aperte a zona que vai desde a sua nuca até ao ombro, procurando esticar e relaxar os músculos como mostra a imagem acima. Repita o processo no lado contrário.

Automassagem relaxante

Passo 3 – Neste passo deve apoiar ambas as mãos no pescoço e na nuca, e com as pontas dos dedos deve massagear essa região como se estivesse a escrever no computador. Continue, fazendo o mesmo no pescoço até aos ombros.

Passo 4 – Leve as suas mãos até à cabeça, e usando as pontas dos dedos massageie o couro cabeludo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.