O que é Alopecia Areata? Conheça as causas e os melhores Tratamentos

O que é? Alopecia areata é uma desordem na pele que provoca perda de cabelo, normalmente em placas, mais comumente no couro cabeludo. (Conheça 13 Remédios Caseiros para Aliviar a Coceira no Couro Cabeludo).

Continua depois da Publicidade

Normalmente, as falhas aparecem de repente e afetam apenas uma área limitada. O cabelo volta a crescer no prazo de 12 meses ou menos.

No entanto, em algumas pessoas, o problema pode durar mais tempo se tornar-se mais severo e levar á calvície (alopecia totalis) ou colapso total dos pêlos do corpo (alopecia universal). O resultado antes e depois do tratamento é verdadeiramente surpreendente em alguns casos.

Fotos de alopecia areata antes e depois

A causa desta doença é provavelmente uma reação auto-imune. Isto significa que o sistema imunológico ataca as células de forma incorreta do próprio corpo.

No caso da alopecia areata, são atacadas as células nos folículos pilosos (as estruturas do couro cabeludo onde o cabelo cresce), especialmente os folículos pilosos no couro cabeludo.

Alguns Fatores genéticos (hereditários) também podem desempenhar um papel importante, principalmente quando o transtorno ocorre antes dos 30 anos.

Quase 40% das pessoas com idade inferior a 30 anos com alopecia areata, pelo menos têm um membro da família que foi diagnosticado com este transtorno.

O risco de desenvolver-se esta doença é particularmente mais elevado em pessoas com asma, rinite alérgica, doença da tireoide, vitiligo (uma condição na qual algumas manchas da pele perdem a sua cor), anemia perniciosa e síndrome de Down.

Embora especialistas em determinada altura acreditassem que o estresse pode-se também ser uma das causas da alopecia areata, recentes investigações não conseguiram demonstrar tal fator.

Cerca de 1 a 2% das pessoas nos Estados Unidos desenvolvem esta doença em algum momento das suas vidas. Em cerca de 60% dos casos, o primeiro episódio de perda de cabelo ocorre antes dos 20 anos e é seguido por um novo crescimento do cabelo. No entanto, é comum que o problema seja apresentado novamente e desenvolva alguns pontos calvos .

Sintomas da alopecia areata

A forma mais comum da alopecia areata provoca um pequeno círculo ou ovais de calvície no couro cabeludo. A aparência da superfície da pele lisa e careca é norma. Ocasionalmente há coceira, formigamento ou uma leve sensação de queimação na zona afetada.

Algumas pessoas com alopecia areata também têm anormalidades na lâmina ungueal, como pequenos sulcos (entalhes) ou pontos minúsculos, estrias, rachaduras (fissuras) de superfície ou de uma área anormal com excessiva vermelhidão.

No distúrbio mais raro e grave, a perda de cabelo pode desenvolver-se por todo o couro cabeludo ou todo o corpo, incluindo sobrancelhas, cílios, barba, axilas e pelos pubianos (em torno dos genitais).

Continua depois da Publicidade

Diagnóstico

Normalmente, o médico pode diagnosticar a alopecia areata com base no exame das áreas onde existe perda de cabelo e seus sintomas.

A fim de encontrar mais pistas, o medico poderá ter de puxar um pouco o cabelo perto da entrada da área calva para determinar se estes pelos arrancam-se facilmente ou para procurar anormalidades estruturais na raiz ou caule.

Se ainda existirem dúvidas sobre o real diagnóstico, pode fazer-se uma pequena biópsia de pele para confirmar o couro cabeludo. Através deste procedimento, é removida uma porção da pele para ser examinada depois em laboratório.

Duração

Na maioria das pequenas manchas de alopecia areata, o cabelo volta a crescer de 6 a 12 meses. No entanto, é normal que o problema ocorra novamente.

Prevenção

A Alopecia areata não pode ser impedida.

Tratamento para alopecia areata

Fotos de alopecia areata antes e depois da homeopatia

Enquanto não existe cura definitiva para esta doença, existem maneiras que podem causar um curto-circuito de reação auto-imune do corpo no couro cabeludo de forma a estimular-se o crescimento de cabelo novo. As opções incluem:

  • Cremes de cortisona aplicados sobre as manchas de calvície ou uma solução de cortisona injetada para suprimir a reação imune.
  • Imunoterapia utilizando a difenilciclopropenona (também chamada de difenciprona ou DCP) ou ácido éster escuárico dibutilo (Sabda) no couro cabeludo que pode produzir uma reação alérgica para neutralizar o ataque do sistema imunológico.
  •  Topicos de Minoxidil (Rogaine),que podem aumentar o crescimento do cabelo, acelerando a velocidade do ciclo natural e aumentar o diâmetro do cabelo para começar a crescer.
  • Antralina (Drithocreme, Dritho-cabeludo, Micanol) aplicados sobre o couro cabeludo, causam um irritação dele e podem estimular o crescimento de novo cabelo  .
  • Psoraleno e ultravioleta A fototerapia (a exposição controlada da pele é afetada pelos raios ultravioletas)
  • Uma pequena aplicação de corticosteroides (como a prednisona) por via oral ou, raramente, por via intravenosa para pacientes adultos com extensa perda de cabelo (importante).

Conheça 30 Tratamentos Caseiros Eficazes para Alopecia Areata

O tratamento depende de vários fatores como idade (alguns tratamentos são apenas para adultos), a quantidade de perda de cabelo e a sua disponibilidade para lidar com qualquer desconforto ou efeitos colaterais relacionados ao tratamento.

Fotos de alopecia areata antes e depois da homeopatia

Nutrientes e Plantas que podem ajudar

Vitamina B5, biotina, MSM (metilsulfonilmetano), enxofre, L-cisteína, zinco, selénio, sílica, extrato de milho painço, gelatina.

Antes e Depois

Se você tem uma perda de cabelo leve, pode optar por simplesmente modificar o seu estilo de penteado ou usar um pedaço de cabelo falso para cobrir a calvície ( careca).

Se você perder uma grande quantidade de cabelo no seu couro cabeludo,  pode optar por usar uma peruca ou aplicar parte do cabelo até que o tratamento comece a fazer efeito.

Se você tem uma queda de cabelo evidente nas sobrancelhas, você pode optar por colocar injeções de pequenos pontos de pigmentos de cor na área da testa (um procedimento chamado de dermatografía).

Se você tiver problemas para lidar com as mudanças na sua aparência, consulte o seu médico ou procure aconselhamento clínico de um profissional de saúde mental.

Continua depois da Publicidade

Quando contactar um profissional

Marque uma consulta com o seu médico se:

  • de repente, ficou careca no couro cabeludo
  • o seu cabeleireiro diz que o seu couro cabeludo apresenta pequenas manchas (falhas)
  • perdeu as sobrancelhas ou os cílios, se a barba é extremamente fraca ,ou tem menos pêlos nas axilas e zona púbica.

Previsões de resultados

Em mais de 90% dos casos, o cabelo vai crescer e cobrir a careca depois de um ano, mesmo sem tratamento. No entanto, os retornos são comuns e a maioria das pessoas têm vários episódios deste transtorno turante a sua vida. Assim como 7% das pessoas desenvolvem problemas mais graves de longa e grande perda de cabelo .

Actualizações

Comunidade de Assistência a Portadores da Alopecia Areata
No Reino Unido existe já um grupo de apoio a pacientes com Alopécia Areata – Alopecia Areata Support Community. Os associados desta comunidade participam de eventos e conferências capilares em busca de novas informações e descobertas que possam ajudar aos portadores deste problema. Segue o link

Como a meditação ajudou pacientes com Alopécia Androgenética
Estudo científico sobre a eficácia da meditação na calvície e qualidade de vida de pacientes com Alopécia.
Consulte a sua tricologista para mais informações sobre esta prática em Portugal. Tatiana Santos – Psicóloga e Tricologista na Clínica Saúde Viável, é também facilitadora de meditação utilizando várias técnicas para fins diversos. Desenvolveu o sistema Onpach que recorre ao som como ponte condutora (pau de chuva, maracas peruanas, taças tibetanas, etc.)

Psicologia Capilar – Única em Portugal

A consulta de Psicologia para acompanhamento de problemas ligados directa ou indirectamente à queda do cabelo é única do país e é exclusiva da Clínica Saúde Viável (http://www.saudeviavel.pt/).

Passa por trabalhar, entre outras, questões como: Auto Estima, Auto e Hetero-Imagem, Confiança, esolamento e rede social, Stress e Ansiedade (factores promotores de queda de cabelo), Preparação para o transplante capilar, tratamento ou aceitação em caso de ausência de área doadora/impossibilidade de realização de terapêutica, Inibição sexual, problemas conjugais, laborais e sociais relacionados com a imagem ou defeitos medicamentosos conducentes de perda de cabelo.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24