Alquatro – Loja de Decoração em Almancil, Loulé – Algarve

Revisado por Equipe Editorial. Publicado em 7 de outubro de 2011

Como uma loja de decoração, uma pizzaria e o espírito empresarial se juntaram para criar uma invulgar receita para o sucesso.

Há quem diga que em tempos de crise enquanto uns choram, outros vendem lenços de papel. Face à incessante recessão, uma empresa em Almancil optou definitivamente pela segunda opção. Fundada em 1986 por Teresa Calém, a loja e atelier de design de interiores Alquatro fez uma adição surpreendente ao seu espaço – uma pizzaria -, criando um conceito inédito, inovador e que fez toda a diferença para o negócio.

A ideia surgiu através do marido de Teresa, o engenheiro João Louro, que resolveu comprar os royalties da pizzaria Casavostra, situada a poucos metros da Alquatro, e mudar-lhe a localização para as instalações do atelier de decoração. Com uma entrada independente nas traseiras do edifício e outra através da loja de decoração, a Casa­vostra renasceu em todo o seu esplendor em Abril deste ano, transformando-se num espaço contemporâneo e internacional, com um ambiente casual e capacidade para 195 pessoas. “Com a crise, sentimos que era necessário fazer qual­quer coisa. Fechámos a outra pizzaria e abrimos aqui, com um número maior de saladas, pastas, bifes e hamburginis, ou seja, criámos alterna­tivas para quem não queria comer pizza,᾿ explica Teresa Calém. Da antiga Casavostra restou o conceito de cozinha aberta e a utilização de produtos frescos e sazonais, bem como os três pizzaolos que trabalhavam na pizzaria original e que hoje operam os dois fornos a lenha. Mas, Teresa e João deram também um novo “coração᾿ à antiga pizzaria quando contrataram Patricia Guedes e Virgínia Rodrigues (mais conhecida como Gina), uma dupla com vasta experiência no mundo da restauração no Algarve e que é responsável, respectivamente, pela frente da casa e pela cozinha. “O nosso sucesso deve-se ao facto de termos juntado aqui quatro clientelas: a clientela da Casavostra, da Alquatro, da Patricia e depois da Gina,᾿ garante Teresa. Apesar de esta parecer ser uma ideia improvável, ambos os negócios beneficiaram com a parceria: o restaurante chega a servir 330 jantares por noite e o atelier de decoração ganhou clientes. “As pessoas que vêm à pizzaria compram várias coisas na loja e tudo o que está no restaurante está à venda,᾿ diz Teresa.

Os espaços estão ligados através de um corredor – é fácil passar do restaurante para a loja e vice-versa – e o design está por todo o lado, incluindo num pequeno showroom no centro do restaurante, com algumas peças em exibição. Logo à entrada, torna-se difícil resistir à imensa panóplia de objectos à venda na Alquatro, desde velas, a quadros, roupa de cama e de casa de banho, vestuário, tecidos e peças de mobiliário, entre muitos outros.

“É extraordinário como tantas pessoas que nem sabiam que a Alquatro existia são agora clientes e como as pessoas que eram clientes da Alquatro e que nunca sequer pensavam comer numa pizzaria, agora o fazem. Foi uma ideia absolutamente brilhante, diz Patricia Guedes, acrescentando que “nenhum de nós estava à espera de tanto sucesso᾿. De acordo com a americana, “as pessoas identificam-se com o espaço porque é uma estrutura moderna e simples, que podia estar em qualquer lado᾿. De facto, com as suas linhas rectas, grande estrutura em vidro e um convidativo terraço exterior, onde se situa a horta de ervas aromáticas, o espaço não podia ser mais apelativo. O terraço é também fechado, constituindo um descanso para os pais com filhos mais irrequietos.

Mas, para além dos produtos frescos, pessoal simpático e da extensa carta de vinhos portu­gueses e italianos, Patricia resume o Casavostra numa palavra: despretensioso. “Tem uma atmosfera informal a um bom preço. Acho que não se consegue melhor que isto.᾿

A Casavostra está aberta todos os dias das 12h às 24h.
www.pizzeriacasavostra.com

www.alquatro.pt

ALMANCIL 4 – Decorações, Lda
Avenida 5 de Outubro, nº 302
8135-103 Almancil, Portugal
Tel: +351 289 395 732
Fax: +351 289 395 277
alquatro@alquatro.pt

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Última atualização da página em 09/08/19