-->Amamentação confere protecção contra febre - Educar Saúde

Amamentação confere protecção contra febre

Publicado em 03/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Amamentação confere protecção contra febre

Um estudo publicado na versão electrónica da revista Pediatrics a 17 de Maio conclui que os bebés alimentados por leite materno desenvolvem com menor frequência síndromes febris após imunização de rotina.

A investigação levada a cabo por uma equipa italiana envolveu 450 bebés divididos em três grupos – um primeiro, em que os bebés eram unicamente amamentados por leite materno; um segundo em que estes eram apenas parcialmente amamentados pelas mães e um terceiro em que os bebés bebiam apenas leite “artificial”.

Este estudo de coorte prospectivo pediu às mães que medissem a febre dos seus filhos no próprio dia e nos três dias seguintes à administração da vacina. Os resultados evidenciam que a amamentação está associada a uma menor incidência de febre após a imunização, já que o risco de desenvolver febre foi 54 por cento menor nos bebés amamentados pelas mães, comparativamente aos que eram alimentados por leite de pacote.

Já os bebés parcialmente amamentados apresentaram um risco 42 por cento menor, conta a Reuters Health.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.