É Seguro Amamentar o Bebê quando a Mãe tem HPV?

Atualizado e Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16/12/2018. Publicado originalmente em 15 de outubro de 2018

Entenda que, a transmissão do vírus HPV para o bebê através da amamentação, é um evento altamente improvável de ocorrer. No entanto, sabemos que o ato de amamentar proporciona vários benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

O aleitamento materno é uma das melhores formas da mãe se conectar com o seu bebê, sendo perfeitamente normal que exista alguma preocupação de segurança nesta fase, principalmente quando o vírus HPV está hospedado na mãe.

Trata-se de uma infecção sexualmente transmissível bem comum que afeta um grande número de adultos. Estima-se que mais de 80 por cento das mulheres será contagiada com pelo menos um tipo de HPV na sua vida.

De seguida mostramos o que as pesquisas dizem sobre a segurança do aleitamento materno com o HPV, bem como os benefícios da amamentação para o bebê.

Mãe Amamentando Que Pode Estar Preocupada Com HPV

Aleitamento materno e HPV

A boa notícia é que, atualmente não existe nenhuma pesquisa que sugira que as mulheres com HPV devam evitar a amamentação, já que o contágio é extremamente improvável de ocorrer desta forma.

Na verdade, os anticorpos presentes no leite materno ajudam a proteger o bebê de muitas outras doenças e complicações de saúde.

Embora não exista nenhuma recomendação médica oficial disponível sobre a amamentação em mulheres com HPV, estudos atuais mostram que os benefícios superam os seus riscos.

O que dizem as pesquisas

Embora alguns achados sugiram uma ligação entre a transmissão do HPV e a amamentação, não existe nenhuma evidência conclusiva.

Em 2008 um estudo relatou uma associação significativa entre algumas cepas (tipos) de HPV e a amamentação, que causaram a infecção de uma criança. No entanto, dois anos depois, os pesquisadores regeitaram essa mesma pesquisa.

Em 2011, um estudo concluiu que a probabilidade de uma mãe passar o HPV para o seu filho através do leite materno é muito baixa. E outro, em 2017, mais uma vez não encontrou evidências de transmissão do HPV de mãe para filho.

Quais são os benefícios da amamentação?

A Transmissão Do Vírus HPV Para O Bebê Através Do Aleitamento Materno, é Altamente Improvável De Ocorrer.

  1. A amamentação pode ser uma experiência maravilhosa de ligação entre mãe e filho.
  2. Os bebês amamentados têm menor probabilidade de desenvolver algumas doenças.
  3. O aleitamento materno pode ajudar a nova mãe a recuperar mais rápido do parto e, igualmente, minimizar o risco de algumas doenças.

Ao considerarmos o aleitamento materno em caso de HPV, o risco de transmissão não é a única coisa a ter em mente. Também é importante olharmos para os seus benefícios.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), bem como outros grupos médicos, incentivam a amamentação por várias razões:

Os bebês amamentados pela mãe são menos propensos a apresentar pneumonia, resfriados ou vírus respiratórios. Eles também são menos predispostos a desenvolver:

  • Asma
  • Obesidade
  • Diabetes tipo 2
  • Infecções de ouvido e respiratórias
  • Síndrome da morte súbita do lactente (SMSL)
  • Infecções gastrointestinais (diarreia / vômito)
  • Enterocolite necrosante, em prematuros

Além do bebê, a mãe também pode beneficiar com a amamentação. O ato de amamentar, ajuda a mulher a recuperar do parto mais rapidamente. Isso ocorre porque seu corpo libera o “hormônio oxitocina” durante esta fase, que ajuda, não só o útero a voltar ao seu tamanho normal, como a reduzir o sangramento pós-parto.

Além disso, as mulheres que amamentam podem ter um risco mais reduzido de desenvolver câncer de mama, útero e ovário, além de terem igualmente um menor risco de desenvolver:

A amamentação pode ajudar a diminuir o risco de uma mãe:

  • Diabetes tipo 2;
  • Artrite reumatóide;
  • Pressão alta;
  • Colesterol elevado.

Conclusão

Existem poucas evidências indicando ser prejudicial amamentar o bebê quando a mãe tem HPV, no entanto, existem muitos benefícios associados a esta prática.

Na necessidade em recorrer à vacinação materna com a vacina contra o papilomavírus humano (Gardasil), saiba que, geralmente ela não está contra-indicada durante a amamentação.

No entanto, se você tem HPV e ainda está pesando os prós e os contras da amamentação, converse com o seu médico. Só ele poderá responder a quaisquer dúvidas e aconselhá-la sobre esta fase, tão importante para os dois.

“A amamentação é um investimento em saúde, que proporciona benefícios de saúde inigualáveis ​​tanto para o bebê como para a mãe.”

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Referências
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 16/12/18