Amamentação – Seios Inchados, ingurgitados o que fazer e como tratar?

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O que é?

A turgidez mamária ou os seios ingurgitados acontece quando os seus seios ficam cheios de leite e tumefactos fazendo com que fiquem duros, inchados e dolorosos.

Os seus seios ficam inchados com a subida do leite. A turgidez mamária ocorre subitamente, normalmente entre o segundo e o quarto dia após o parto.

Em algumas mães a turgidez mamária só ocorre ao sétimo dia após o nascimento do bebé.

O inchaço dos seios é normal. É um sinal do seu organismo a avisar que os seios estão a produzir mais leite do que aquele que está a ser utilizado.

Algumas mães têm mais inchaço que outras. Outras causas de dilatação mamária podem estar relacionadas com o facto do seu bebé não estar a mamar o número de vezes suficientes ou não estar a esvaziar os peitos suficientemente em cada mamada.

Os seus mamilos podem ficar achatados devido à turgidez mamária. Isto pode fazer com que o bebé tenha dificuldade em agarrar os mamilos e estes podem ficar, consequentemente, doridos.

Se os seus peitos não forem correctamente esvaziados tem um risco acrescido de ficar com uma inflamação/infecção mamária (mastite).

O que provoca o inchaço?

A turgidez dos seios ocorre devido a alterações hormonais que ocorrem após nascer o bebé. As hormonas são substâncias especiais produzidas pelo seu organismo.

A função das hormonas é controlar a forma como as diferentes partes do seu organismo estão a funcionar.

As alterações hormonais após o parto fazem com que os seus seios comecem a produzir leite imediatamente.

As hormonas também provocam a tumefacção dos seios e promovem um aumento do débito de sangue para os seios. A tumefacção mamária impede a normal drenagem do leite pelos seios.

Durante quanto tempo terei os seios inchaços?

Demora alguns dias até o seu organismo aprender qual a quantidade de leite que deve produzir para o seu bebé.

A tumefacção mamária será menor quando o leite fluir mais facilmente e o seu bebé estiver a mamar bem.

Ao fim de alguns dias os seus seios passam a produzir a quantidade de leite adequada para o seu bebé crescer. Cerca de uma semana após o parto os seus seios deverão ficar menos túrgidos.

Como tratar inchaço dos seios?

Existem várias medidas que pode adoptar para diminuir o inchaço nos seios. As seguintes medidas podem diminuir as dores e a tumefacção dos seios.

Aumentar a frequência das mamadas

Não deixe de amamentar o seu bebé. Dê-lhe de mamar de duas ou de três em três horas durante o dia.

Durante a noite não deixe de amamentar o seu bebé durante mais de cinco horas, se necessário acorde-o.

O bebê deverá mamar em cada seio durante pelo menos dez minutos em cada refeição. Alimente o bebê oito a dez vezes em cada 24 horas.

Aprenda a preparar os seios para amamentar

Tome um duche quente ou coloque panos quentes (toalhas molhadas) nos seios durante dez minutos antes das mamadas.

Isto ajuda à ejecção do leite. Uma boa ejecção faz com que o seu leite flua mais cedo evitando a turgescência mamária.

Se necessário, peça mais informações ao seu médico assistente sobre como aumentar a produção de leite.

A aréola é a área escura à volta dos mamilos.

Se a aréola estiver demasiado cheia para permitir que o bebé agarre, deite fora algum leite antes de iniciar a mamada.

Utilize as mãos ou uma bomba para retirar o leite. Tire o suficiente para tornar a aréola mais macia facilitando a sucção do mamilo pelo bebé.

Não deverá ter receio de retirar ou bombear leite enquanto estiver com os seios dilatados. Esta manobra não aumenta a produção de leite, fazendo com que o leite flua mais facilmente.

A prenda a colocar o bebê a mamar da forma correta

Coloque-se numa posição confortável com o seu bebê.

Utilize a sua mão livre para colocar o seu polegar no topo da aréola. Coloque os dois primeiros dedos por baixo da aréola esboçando a letra “C” com a mão.

Para ajudar o seu mamilo a ficar mais formado, aperte-o suavemente entre o polegar e o indicador.

Coloque o seu bebé de forma a que este fique virado para o seio. Utilizando um dos dedos, aproxime a face do seu bebé junto ao seio. O seu bebé irá virar-se para o seio abrindo a boca.

Não afaste a face do seio, pois o seu bebé irá mover a cabeça na direcção do mamilo. Isto fará com que se afaste do mamilo.

Quando a boca do seu bebé se abrir, coloque o máximo que puder do mamilo e da aréola na boca do bebé.

Isto permite que ele utilize os lábios, as gengivas e os músculos da face para pressionar as cavidades de leite sob a aréola Encoste o seu bebé ao seio de forma que a ponta do nariz toque no seio.

Enquanto o bebé estiver a mamar, esfregue levemente as áreas mais tensas do seio. Isto ajuda a esvaziar e a amolecer as partes do seio que estão mais tumefactas.

Após as refeições

Poderá querer esvaziar os seios se continuarem cheios depois de amamentar o bebé. Utilize as mãos ou uma bomba eléctrica para esvaziar os seios.

Bombeie os seios até estarem mais moles e até que o leite flua facilmente. Com o tempo, o seu bebé esvazia os seios a cada refeição e não precisará da bomba.

Para diminuir a tumefacção ou as dores no seio, coloque panos frios nos seios entre as refeições.

Outras Dicas

Utilize um soutien que se adapte bem, que não seja muito apertado, para apoiar os seios. Fale com o seu médico sobre a possibilidade de tomar medicamentos para as dores provocadas pelo inchaço mamário.

Tome o medicamento para as dores imediatamente antes de amamentar o seu bebé. O descanso é muito importante após o parto.

Pode sentir vontade de deixar passar uma mamada devido às dores da turgidez mamária, mas não deixe passar nenhuma mamada.

Quanto menos o bebê mamar mais inchado ficará o seio. Quanto mais vezes amamentar, mais rapidamente desaparecerá o inchaço.

Quando devo contatar o médico?

Contacte o seu médico se sentir os seguintes sintomas:

Arrepios ou temperatura superior a 38 graus Cº. Dores musculares. Uma área sensível, vermelha, ou quente num dos seios. Isto pode significar uma infecção do seio que precisa de ser tratada.

Sempre que tiver questões ou dúvidas relativamente à amamentação, ao inchaço ou a eventual medicação.