Ambliopia

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A ambliopia, ou “olho preguiçoso”, refere-se à incapacidade de um dos olhos em ver detalhes. É a causa mais comum de problemas de visão em crianças.

Causas da ambliopia

A ambliopia ocorre quando a ligação do nervo de um olho para o cérebro não se desenvolve durante a infância. Isto ocorre porque o olho anormal envia uma imagem pouco nítida ou uma imagem errada para o cérebro. Isto confunde o cérebro, e este pode aprender a ignorar a imagem do olho mais fraco.

O estrabismo é a causa mais comum de ambliopia. Há muitas vezes um historial familiar desta condição. O termo “olho preguiçoso” refere-se a ambliopia, que ocorre frequentemente em simultâneo com o estrabismo. No entanto, a ambliopia pode ocorrer sem estrabismo e as pessoas podem ter estrabismo sem ambliopia.

Outras causas incluem:

• cataratas durante a infância
• hipermetropia, miopia ou astigmatismo, especialmente se for maior num dos olhos

Sintomas da ambliopia

• Olhos que viram para dentro e para fora
• Olhos que parecem não funcionar em conjunto
• Incapacidade de julgar a profundidade de forma correcta
• Fraca visão num dos olhos

Exames e testes de dagnóstico

A ambliopia é geralmente diagnosticada com facilidade através de um exame completo dos olhos. Testes especiais geralmente não são necessários.

Tratamento da ambliopia

Em primeiro lugar, qualquer condição no olho que esteja a causar fraca visão no olho amblíope (como cataratas) precisa de ser corrigida. Crianças com um erro refractivo (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) irão necessitar de óculos.

Posteriormente, uma venda é colocada sobre o olho normal. Isto força o cérebro a reconhecer a imagem do olho com ambliopia. Por vezes, são usadas gotas para ofuscar a visão do olho normal em vez de colocar uma venda sobre ele.

Crianças cuja visão não irá recuperar totalmente, e aquelas com apenas um olho saudável devido a qualquer desordem, devem usar óculos com lentes de protecção de policarbonato. Óculos de policarbonato são resistentes a riscos e quebras.

Perspectivas

Crianças que são tratadas antes dos 5 anos irão geralmente recuperar a visão normal de forma quase completa, embora possam continuar a ter problemas com a percepção de profundidade. Retardar o tratamento pode resultar em problemas de visão permanente. Após os 10 anos de idade, apenas pode ser esperada uma recuperação parcial da visão.

Possíveis complicações da Ambliopia

• Problemas musculares nos olhos que podem necessitar de diversas cirurgias, as quais podem trazer complicações.
• Perda permanente de visão no olho afectado.

Quando deve contactar um médico

Deve marcar uma consulta com o seu médico ou oftalmologista se suspeitar de problemas de visão numa criança ainda nova.

Prevenção

O reconhecimento e tratamento precoce do problema em crianças podem ajudar a prevenir a perda permanente de visão. Todas as crianças devem ser sujeitas aum exame oftalmológico completo pelo menos uma vez entre as idades de 3 e 5 anos.

Técnicas especiais são necessárias para medir a acuidade visual numa criança que é demasiado nova para falar. A maioria dos profissionais de oftalmologia pode executar estas técnicas.

Nomes alternativos
Olho preguiçoso.

A ambliopia é uma doença oftamológica que está relacionada com o astigmatismo, hipermetropia, miopia, cataratas, ptose palpebral, podendo atingir um ou os dois olhos.

E você, já sofreu ou sofre com este probleminha? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!