Amêndoa

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 29 novembro 2018

A amêndoa é a semente comestível do fruto da amendoeira doce, de cor branco brilhante, coberta com uma capa castanha-avermelhada.

Consome-se como fruto seco, frito e/ou salgado e também se elaboram produtos tão conhecidos como toucinho do céu, torrão ou maçapão.

As amêndoas da amendoeira doce são as que normalmente se consumem como fruto seco, frito e/ou salgado.

Utilizam-se como ingrediente para a elaboração de doces como o torrão e o maçapão, em pastéis, chocolates, gelados e numerosos pratos e molhos.

Além disso, as amêndoas cobertas com açúcar ou mel são muito boas e consomem-se particularmente na Páscoa.

Também se elaboram outros produtos derivados da amêndoa como são farinhas, cremes e leite.

As amêndoas amargas não se consomem como fruto seco, mas a partir delas fazem-se óleos ou essências que se usam como condimento de muitos pratos.

Fruto

A amêndoa é um fruto seco que fornece entre 576 e 626kcal/100g e é uma boa fonte de fósforo, cálcio e outros minerais importantes para a saúde, como é o ferro.

O fruto pertence à mesma família da ameixa e do pêssego, com os quais tem algumas parecenças quando se encontra na árvore.

É uma drupa oblonga, cuja semente ou amêndoa é comestível, de sabor doce e cor branco brilhante, quando se retira a capa castanho-avermelhada que a envolve.

São muitas as variedades cultivadas, no entanto, as amêndoas doces podem classificar-se em dois grupos, as de casca mole chamadas ‘molares’ e as de casca dura.

As amêndoas amargas mais utilizadas na indústria têm um aspecto semelhante às doces.

Descubra se a Amêndoa Amarga é Venenosa e Quais os Seus Usos

Em Espanha e Portugal a amêndoa colhe-se no Outono, por volta do mês de Setembro, dependendo no entanto da precocidade de cada variedade, já que atualmente existem variedades precoces como a Guara que se colhe em Agosto.

É recomendável conservá-las com casca para evitar a formação de ranço.