-->Amilase: Os 8 Benefícios Notáveis da Enzima Metabólica - Educar Saúde

Amilase: Os 8 Benefícios Notáveis da Enzima Metabólica

Publicado em 06/01/2018. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 8 novembro 2018

É extremamente importante a presença de amilase no organismo. Embora a maioria das pessoas não conheça os benefícios que a existência desta enzima pode ter na sua saúde.

Amilase, Os 8 Benefícios Notáveis Da Enzima Metabólica

O Que É a Amilase?

A amilase é uma enzima metabolizadora de amido extremamente valiosa. É produzida tanto na saliva como no pâncreas para acelerar o processo digestivo.

Existem vários tipos desta enzima, todas elas, enzimas digestivas – alfa-amilase, beta-amilase e y-amilase.

No sistema digestivo, esta enzima inicia todo o processo digestivo na boca, quebrando algumas moléculas antes mesmo de chegar ao intestino delgado.

Uma vez que o alimento atinge o ambiente ácido do estômago, diferentes enzimas amilase (produzidas no pâncreas) quebram a comida mais “integralmente”.

Sem a presença desta enzima na saliva, o processo de quebrar os carboidratos complexos, nosso estômago, teria de trabalhar muito mais para metabolizar todos os alimentos.

Se os níveis da enzima tiverem muito altos, significa que o pâncreas está inflamado, devendo consultar o médico imediatamente, pois pode ser sinal de pancreatite.

À medida que envelhecemos, o nosso corpo produz cada vez menos quantidade desta enzima, tornando-se importante consumir alimentos ricos em amilase, como frutas e vegetais frescos (crus), nozes, legumes e grãos integrais.

Benefícios para a Saúde

Os muitos benefícios da enzima incluem a sua capacidade de melhorar a digestão, diminuir o risco de diabetes e prevenir sinais de envelhecimento prematuro, entre outros.

Diabetes

Quando administrada a pacientes diabéticos, a enzima pode reduzir os níveis gerais de açúcar no sangue, reduzindo a pressão sobre o pâncreas.

Câncer

O câncer de pâncreas está relacionado a níveis de produção mais baixos da enzima. Garantir que realiza uma dieta balanceada com quantidades suficientes desta enzima é fundamental.

Estresse

A investigação descobriu uma ligação entre níveis baixos de amilase salivar e hormônios de estresse mais altos no corpo, portanto, garantir que a contagem está correta significa menos alterações de humor e estresse crônico.

Níveis de energia

Quando o organismo absorve todo o alimento e não deixa os nutrientes serem desperdiçados, está no nível mais eficiente de produção de energia no corpo, o que significa menos fome.

Digestão

O principal objetivo da enzima é facilitar a digestão de nutrientes e carboidratos no intestino. Quando este processo funciona corretamente, previnem-se sintomas de intestino preso e outros problemas gastrointestinais.

Doença auto-imune

Embora a maioria dos alimentos saudáveis estimule o sistema imunológico, e por conseguinte, serem perigosos para as pessoas com doenças auto-imunes, esta enzima pode reduzir o tempo de presença de moléculas inflamatórias no corpo, que desencadeiam a resposta imune.

Inflamação

Os indivíduos que consomem suplementos ou alimentos ricos na enzima, têm o corpo mais apto a controlar o inchaço, vermelhidão, irritação e inflamação em todo o corpo, incluindo sintomas de artrite reumatóide e outras condições inflamatórias comuns.

Envelhecimento prematuro

Alguns estudos revelam que o aumento dos níveis desta enzima é capaz de atrasar o processo de envelhecimento; em homens, que tendem a produzir mais desta enzima. A enzima mostrou prevenir o estresse oxidativo em muitos casos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)