-->Amniocentese - Riscos, resultados normais e anormais da amniocentese

Amniocentese

Publicado em 15/05/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

A amniocentese é um teste realizado por vezes durante a gravidez que procura por defeitos congénitos e problemas genéticos no bebé em desenvolvimento.

Como é realizada amniocentese

A amniocentese remove uma pequena quantidade de fluido do saco que envolve o bebé no útero. Geralmente é feito num consultório médico ou centro médico. Você não precisa de ficar no hospital.

Provavelmente será realizada em primeiro lugar uma ultra-sonografia de gravidez. Isto ajuda o seu prestador de cuidados de saúde a descobrir exactamente onde o bebé está no seu ventre.

Um analgésico é então esfregado em parte da sua barriga. Por vezes, o analgésico é administrado através de uma injecção na pele na zona da barriga.

O prestador de cuidados de saúde inserirá uma agulha longa e fina através da sua barriga até ao útero. Uma pequena quantidade de fluido é removida do saco que envolve o bebé.

Como se preparar para o procedimento

A sua bexiga deve estar cheia para realizar o ultra-som. Antes do teste, pode ser recolhido sangue para determinar o seu tipo sanguíneo e factor Rh. Você pode receber uma injecção de um medicamento chamado RhoGam se for Rh negativo.

O que sentirá durante o teste

Se você receber uma injecção de medicamento entorpecente, pode sentir uma sensação aguda e de ardor durante alguns segundos. Algumas mulheres sentem uma dor aguda durante alguns segundos quando a agulha entra no saco que envolve o bebé.

Algumas mulheres sentem também uma ligeira pressão na área inferior da barriga quando o fluido é removido. Após o procedimento, você pode sentir pequenas cólicas.

Porque se realiza este exame

A amniocentese pode ser utilizada para diagnosticar muitos problemas genéticos e cromossómicos no bebé, incluindo:

• anencefalia
• Síndrome de Down
• Distúrbios metabólicos raros que são transmitidos hereditariamente

Ela também pode ajudar a:

• Determinar se os pulmões do bebé estão bem desenvolvidos
• Detecção de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural
• Detectar incompatibilidade de Rh
• Diagnosticar uma infecção no bebé

Resultados normais

Um resultado normal significa que:

• Não foram observados no seu bebé problemas genéticos ou cromossómicos
• Os níveis de bilirrubina e de alfa-fetoproteína estão normais

Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Discuta com seu médico o significado específico dos seus resultados.

Resultados anormais

Um resultado anormal pode significar o seu bebé tem um problema genético ou cromossómico, ou outro problema de saúde. Discuta com seu médico o significado específico dos seus resultados.

Testes de ADN estão disponíveis para muitas das doenças que podem ser detectadas durante a amniocentese. Pergunte ao seu obstetra ou geneticista se você tiver uma dúvida sobre uma doença específica.

Riscos da amniocentese

Os riscos são mínimos, mas podem incluir:

• infecção ou lesões no bebé
• aborto
• escoar de líquido amniótico
• sangramento vaginal

Considerações

Podem existir alternativas á amniocentese. Pergunte sobre outros exames ao seu prestador de cuidados de saúde.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858