-->Amor de Hortelão - O Que é, Beneficios do Chá e Propriedades Medicinais

Amor de Hortelão

Publicado em 28/11/2012. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 15 novembro 2018

O amor de hortelão de nome cientifico Galium aparine é um parente do café, e as suas sementes, se forem ligeiramente tostadas, são um substituto, sem cafeína, do tradicional «abre a pestana» do começo da manhã, ainda que inferior. Cresce em solos húmidos, por toda a América do Norte e Sul, e na área vagamente definida entre a Europa e a Asia. A infusão das flores do amor de hortelão são utilizadas como chá diurético.

O fruto coberto de pêlos, que emerge a partir das suas flores esbranquiçadas ou verdes, agarra-se aos pêlos dos animais que se roçam na planta a0 passar por ela; daí outro dos seus nomes comuns: erva-peganhosa.

Usos Terapêuticos e Benefícios do Amor de Hortelão para a saúde

*

A infusão das flores é popularmente usada como um adstringente, aperitivo, diurético, antiespasmódico e galactógeno . Os compostos ativos identificados incluem asperulina e ácido gálico. Para estes usos, a colheita deve ser realizada no início do verão e a infusão é preparada fervendo uma colher de chá de flores por xícara de água para cerca de 10. As sementes torradas como já foi referido são usadas como um substituto do café.

Outros: Queimaduras, prisão de ventre, cistite, dermatite, hipertrofia das glândulas linfáticas, hemorragias, tensão arterial elevada, infecções do tracto urinário, doenças venéreas, candidíases.

Usos Tradicionais: Cancro, febre, icterícia, pedras nos rins, problemas nervosos, psoríase, zonas doloridas ou irritadas, úlceras, problemas urinários, feridas.

Propriedades Medicinais do Amor-de-Hortelão

Num estudo envolvendo cães, um extrato da amor de hortelão baixou a tensão sanguínea sem baixar o ritmo cardíaco ou ter quaisquer efeitos secundários prejudiciais para a saúde. O asperulósido no amor-de-hortelão é um laxante suave.

Opções de Dosagem:
Trinta gramas de folhas secas em meio litro de água, 1 a 2 colheres de chá de tintura de amor-de-hortelão, 2 a 4 gr da planta seca numa chávena de água a ferver, ou 1/2 a 1 colher de chá de um extrato líquido 3 vezes ao dia.

Precauções e Contra Indicações do Amor de Hortelão

A maioria das pessoas não terá quaisquer problemas. Se tiver diabetes, ingira o sumo de amor-de-hortelão com prudência.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)