Analgésico Natural

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Uma forma bastante curiosa de obter, de forma natural, um efeito semelhante ao de um analgésico, é através da prática de atividade física.

Analgésico natural

Vários estudos já demonstraram a correlação entre o exercício físico e a produção corporal de substâncias que são lançadas para o sangue e reproduzem um efeito muito semelhante ao de um analgésico, originando assim uma maior sensação de leveza e descontracção.

Estas substâncias são chamadas de endorfinas, e funcionam como os analgésicos naturais do organismo.

Ao enviarem informações para as células nervosas, aliviando assim o sentimento de dor, as endorfinas acabam por funcionar de um modo muito semelhante à morfina, mas com a vantagem de não produzirem os mesmos efeitos negativos.

Estas substâncias são naturalmente libertadas através da prática de actividade física, e o volume de libertação irá variar substancialmente consoante o tipo de exercício.

Sabe-se, no entanto, que os exercícios físicos de longa duração funcionarão como um estimulo muito maior para a libertação destas substâncias do que os exercícios de elevada intensidade.

Através da prática de exercícios aeróbicos de fraca intensidade, durante cerca de 30 minutos, já será possível sentir o efeito resultante da libertação de endorfinas.

Para experienciar estes efeitos de uma forma mais regular, recomenda-se que proceda à prática de actividade física ente 4 a 6 vezes por semana, durante um período de tempo que poderá variar entre 30 e 45 minutos.

Conheça 5 Analgésicos Naturais Incríveis