-->Análgésicos - Efeitos secundários - Educar Saúde

Análgésicos – Efeitos secundários

Publicado em 26/05/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

“Efeitos secundários dos análgésicos”:

O uso abusivo de analgésicos pode provocar graves lesões aos rins. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado por vários cientistas e apresentado recentemente à Sociedade Americana de Nefrologia. Segundo a mesma investigação, duas doses diárias de aspirina forte ou de paracetamol também forte, é já considerado um uso excessivo deste tipo de medicamentos. Nas tomografias computadorizadas e realizadas a mais de 200 pacientes norte-americanos sujeitos a tratamentos renais e que tomavam analgésicos regularmente, verificou-se então uma diminuição do tamanho dos rins e a sua calcificação.

Em declarações à BBC, um porta-voz do Fundo Nacional Britânico para a Pesquisa dos Rins, afirmou que os analgésicos devem ser ingeridos apenas quando muito necessário e se o paciente sofre de problemas renais, deve procurar ajuda médica antes de auto-medicar-se com análgésicos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120