Anencefalia

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

A anencefalia consiste na ausência de uma grande parte do cérebro e do crânio.

Continua depois da Publicidade

fotos de anencefalia

Causas da anencefalia

Anencefalia é um dos defeitos do tubo neural mais comuns. Defeitos do tubo neural são defeitos congénitos que afectam o tecido que cresce na medula espinhal e no cérebro. A anencefalia ocorre precocemente no desenvolvimento de um feto.

Ocorre quando a parte superior do tubo neural não se fecha. Não foi ainda descoberto porque tal acontece. As possíveis causas incluem toxinas ambientais e baixa ingestão de ácido fólico pela mãe durante a gravidez.

A anencefalia ocorre em cerca de 1 em 10.000 nascimentos. O número exacto é desconhecido pois muitas destas gestações resultam em aborto. Ter uma criança com esta condição aumenta o risco de ter outra criança com defeitos do tubo neural.

Sintomas da anencefalia

• Ausência de parte do crânio
• Ausência de parte do cérebro (hemisférios cerebrais e cerebelo)
• Anormalidades das características faciais
• Defeitos no coração

Exames e Testes de diagnóstico

Um ultra-som durante a gravidez é realizado para confirmar o diagnóstico. O ultra-som pode revelar demasiado líquidoamniótico no útero. Esta condição tem o nome de polidrâmnio. Outros exames que podem ser feitos à mãe grávida:

• amniocentese (para procurar aumento dos níveis de alfa-fetoproteína)
• nível de alfa-fetoproteína (níveis elevados sugerem um defeito do tubo neural)
• nível de estriol urinário
Um teste de acidez do soro fólico pré-gravidez também pode ser feito.

Tratamento da anencefalia

Não existe actualmente nenhum tratamento. Fale com seu médico acerca das decisões a tomar.

Expectativas (prognóstico)

Esta condição geralmente provoca a morte dentro de poucos dias.

Quando entrar em contacto com um profissional médico

Um prestador de cuidados de saúde geralmente detecta esta condição durante o teste pré-natal e ultra-somde rotina. Caso contrário, é apenas detectado no momento do nascimento. Se a anencefalia for detectada antes do nascimento, será necessárioaconselhamento adicional.

Prevenção

É importante para as mulheres que podem engravidar ter bons níveis de ácido fólico. Existem boas provas de que o ácido fólico pode ajudar a reduzir o risco de certos defeitos congénitos, incluindo a anencefalia. As mulheres que estão grávidas ou planeiam engravidar devem tomar um suplemento multivitamínico de ácido fólico todos os dias.

Muitos alimentos são agora enriquecidos com ácido fólico para ajudar a prevenir estes tipos de defeitos congénitos. Obter ácido fólico suficiente pode reduzir a possibilidade de defeitos do tubo neural em 50%.

Continua depois da Publicidade

Nomes alternativos
aprosencefalia com crânio aberto.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24