-->Anestesia durante a gravidez - Educar Saúde

Anestesia durante a gravidez

Publicado em 23/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Anestesia durante a gravidez

Pergunta: Gostaria de saber se no caso de estar grávida posso levar a normal anestesia local para tratar os dentes?

Resposta: Na realidade, as grávidas podem receber anestesias locais para tratamentos dentários. O período ideal para tratar um dente durante a gravidez é a partir do 2º trimestre; no entanto, a não ser que haja alguma situação de risco que possa ser indicada pelo obstetra, a anestesia pode ser dada ao longo de toda a gravidez. Manda o bom senso que as grávidas não tenham problemas dentários; logo, quando uma mulher está a pensar em engravidar, deve fazer uma revisão ao seu estado de saúde oral. Informei-me junto de vários dentistas e a opinião foi sempre esta. Por vezes, o não tratar os dentes a uma mulher grávida é mais por receio (as crenças são ainda muito fortes, sobre o risco dos tratamentos e gravidez) do que por alguma contra-indicação. As radiografias é que estão contra-indicadas. Se não houver dores alguns dentistas, por esta razão, adiam o tratamento para o fim da gravidez. É uma precaução e uma maneira de agir… Boa sorte, cuide bem dos seus dentes e que tudo corra bem.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.