Anestesia local: Definição, efeitos e quando é usada

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

A anestesia local proporciona bloqueio reversível dos nervos, levando à perda da sensação de dor. É a forma mais simples de anestesia.

Atualmente, muitos tipos de cirurgia podem ser realizados com segurança e sem dor enquanto o paciente permanece acordado. A anestesia local, geralmente é uma injeção única de medicamento que adormece uma pequena área do corpo. É utilizada em procedimentos como a realização de uma biópsia da pele ou biópsia da mama, a reparação de um osso partido ou a costura de um corte profundo.

O paciente estará acordado e alerta, e poderá sentir alguma pressão, mas não sentirá dor na área a ser tratada.

Anestesia Local

Quando é usada a anestesia local?

Os anestésicos locais tornaram possível realizar muitos procedimentos cirúrgicos, com menos preparo e menor tempo de recuperação. A anestesia geral pode causar efeitos colaterais, como náuseas, e o médico anestesiologista deve monitorizar o paciente durante algum tempo após o procedimento. No entanto, com anestesia local, os efeitos colaterais e complicações são raras e geralmente menores.

Existem alguns procedimentos que não podem ser realizados sem anestesia geral ou sedação. Outros procedimentos podem exigir um anestésico que adormece uma parte maior do corpo, como da cintura para baixo. Essa anestesia recebe o nome de “anestesia regional” e é usada em procedimentos como um parto cesáreo (cesariana).

No entanto, em muitos procedimentos o médico recomenda-se um anestésico local. Em outros, é permitida a escolha. Se preferir não ficar sedado, pergunte ao cirurgião ou ao médico anestesiologista se o procedimento pode ser realizado com segurança e conforto com anestesia local. Desta forma, não só vai recuperar e chegar em casa mais rápido, como o procedimento por vezes é mais barato.


Referências
  • Local Anesthesia: Definition & Effects <https://www.asahq.org/whensecondscount/anesthesia-101/types-of-anesthesia/local-anesthesia/>
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.