Angioedema (edema angioneurótico, edema de Quincke)

O angioedema também conhecido por edema angioneurótico, edema de Quincke ou urticária gigante é uma forma de alergia, na sua maioria afectando as pessoas mais jovens, que provoca o inchaço localizado e pronunciado da pele, do revestimento do nariz, da boca, da garganta ou do tracto digestivo.

Continua depois da Publicidade

É desencadeada pela picada de um insecto ou por contacto com certas substâncias alimentares, medicamentos ou pólens.

Conheça 23 Remédios Caseiros Para Picadas De Aranha

O inchaço é causado pela acumulação considerável de líquido nos tecidos e pode persistir durante horas ou mesmo dias. Esta condição é também conhecida como angioedema, garrotilho ou urticária gigante.

O maior risco surge quando o angioedema (edema angioneurótico) afecta a caixa de voz – laringe. Neste caso o inchaço pode conduzir rapidamente a uma oclusão da entrada do ar que pode colocar a vida em risco.

Causas do angioedema (edema angioneurótico)

Algumas variantes do distúrbio são hereditárias e são devidas a uma falha genética.

Esta alteração interfere com o normal funcionamento do sistema imunitário, consequentemente é produzida uma substância altamente irritante que actua nos pequenos vasos sanguíneos em várias partes do corpo tornando-os permeáveis à saída de líquidos e destes para o interstício.

Sinais e sintomas do angioedema (edema angioneurótico)

Depois de alguns minutos após o contacto, a pessoa afectada fica agitada e congestionada, com palpitações, formigueiro e inchaço da pele, latejar dos ouvidos, tosse e espirros.

Aparecem grandes marcas na pele e, por vezes, a respiração é difícil, devido ao inchaço do revestimento da laringe ou da contracção dos tubos de ar nos pulmões.

Se o efeito principal for no intestino, haverá náuseas, vómitos, dores abdominais e diarreia.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Os sintomas são normalmente bastante evidentes. As pessoas que tiverem tido ataques antes terão consciência de quando se aproxima um novo ataque.

Prevenção – Cuidados a ter

As pessoas que tiveram previamente uma grave reacção deste tipo deveriam sempre trazer consigo uma seringa selada contendo adrenalina.

Neste caso, pode ser ministrada por alguém ou pelo próprio uma injecção de emergência para lhe salvar a vida quando os canais de ar ficam bloqueados.

Tratamento do angioedema (edema angioneurótico)

O tratamento consiste em altas doses de corticosteróides ou com adrenalina.

Nos casos em que o bloqueio ameaça a passagem do ar e o estado não é revertido pela aplicação de injecção, a única expectativa de salvar a vida pode ser a traqueotomia.

Implica um corte vigoroso a partir da pele para a traqueia justamente por baixo do pomo de Adão.

Continua depois da Publicidade

Fonte das Imagens: www.dermis.net

Referências da matéria: www.nhs.uk, www.acoi.org

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24