Anorquidia (Anorquidia Congênita ou Castração Funcional Pré-Púbere)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

A anorquidia consiste na ausência de ambos os testículos na altura do nascimento.

Continua depois da Publicidade

Causas da anorquidia

Nas primeiras semanas após o óvulo ser fertilizado, o embrião desenvolve órgãos sexuais precoces. Nos bebés do sexo masculino, se os testículos não se desenvolvem cedo, após 8 semanas de gravidez, o bebé terá genitais femininos.

Se os testículos desaparecerem entre as 8 e as 10 semanas, o bebé vai nascer com genitália ambígua. Isto significa que a criança terá genitais com partes quer masculinas quer femininas. No entanto, se os testículos forem perdidos após o momento em que os genitais masculinos se diferenciam (entre as 12 e as 14 semanas), o bebé terá órgãos genitais normais masculinos (pénis e escroto), mas não testículos. Isto é conhecido como anorquidia congénita, ou “síndrome dos testículos desaparecidos.” A causa é desconhecida, mas em alguns casos existem factores genéticos.

Sintomas da anorquidia

• Genitais externos normais antes da puberdade
• Incapacidade de iniciar a puberdade na altura correcta e ausência de características sexuais secundárias (crescimento de pêlos púbicos e pénis, engrossamento da voz e aumento da massa muscular)

Exames e Testes de diagnóstico

Os sinais incluem:

• Escroto vazio
• Ausência de características sexuais secundárias

Os testes incluem:

• Níveis hormonais Anti-Mullerianos
• Densidade óssea
• Níveis de FSH e LH
• Cirurgia para procurar por tecido reprodutor masculino
• Níveis de testosterona (baixo)
• Ultra-som ou ressonância magnética
• Cariótipo X, Y

Tratamento da anorquidia

O tratamento inclui:

• Implantes testiculares artificiais (prostéticos)
• Hormonas masculinas (andrógenos)
• Apoio psicológico

Expectativas (prognóstico)

A perspectiva é boa se existir tratamento.

Possíveis complicações

As complicações incluem:

• Anormalidades na face, pescoço ou costas (ocasionalmente)
• infertilidade
• Problemas psicológicos devido ao sexo

Quando entrar em contacto com um profissional médico

Contacte o seu prestador de cuidados de saúde se o seu filhotiver testículos extremamente pequenos ou inexistentes ou que parece não estar a entrar na puberdade durante os primeiros anos da adolescência.

Nomes Alternativos:

Continua depois da Publicidade

– síndrome dos testículos desaparecidos; anorquidia congénita; castração funcional pré-púbere.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24