Todos os preconceitos que existiam sobre a existência e o reconhecimento da depressão como doença, desapareceram nos últimos anos.
A saúde mental é hoje vista como uma das áreas mais importantes da medicina e, por isso, o desenvolvimento da medicação e a qualidade dos serviços têm melhorado significativamente.
Os antidepressivos, substâncias criadas nos anos 50 para resolver a depressão, são cada vez mais recomendados pelos médicos e psiquiatras.
Estima-se, que um em cada sete portugueses tome antidepressivos, colocando Portugal no topo da lista dos países da União Europeia onde mais se consome este tipo de medicação.
Leia também: Suco antidepressivo
A síndrome depressiva necessita de tratamento rápido e eficaz, mas o facto é que a maioria dos antidepressivos, administrados por médicos e farmacêuticas, têm efeitos colaterais indesejáveis, como a disfunção sexual, a dependência, o aumento de peso, efeitos psicológicos e, em casos de maior risco, podem levar até ao suicídio.
E muitas das vezes, algumas depressões diagnosticadas como leves, que acontecem maioritariamente às mulheres na menopausa, não necessitam de um tratamento agressivo, mas sim, de um tratamento mais leve e mais natural.
Assim, o tratamento com antidepressivos naturais pode ser uma boa solução para quem procura curar a tristeza, o desânimo e o pouco optimismo.
Leia também: Tratamento Natural para Depressão
O uso de ervas medicinais pode ter efeitos positivos na cura de uma depressão leve ou moderada.
Um bom exemplo de antidepressivo natural é fazer um suco, com meia colher de sopa de folhas de maracujá, meia colher de sopa de flores de camomila e meia colher de sopa de folhas de limão, colocadas numa chávena ou no bule, com água a ferver, durante dez minutos, como se faz normalmente o chá.
Depois de coado, adiciona-se o chá a um terço de chávena de suco de uva, outra de suco de maçã e outra de suco de maracujá. Depois é só colocar no liquidificador e beber três chávenas por dia.
Leia também: Tratamento Caseiro para Ansiedade
Conheça estes 4 chás maravilhosos elaborados com ervas e plantas com propriedades antidepressivas:
Chás Antidepressivos
Os Chás de ervas continuam a ser um dos remédios naturais mais populares para o tratamento de muitas doenças, incluindo a pele seca, pressão alta, ansiedade e depressão.
Se você é daquelas pessoas que gosta de beber e apreciar uma boa chávena de chá todos os dias, então está no bom caminho.
Conheça então alguns dos melhores chás de ervas para o alívio de determinados sintomas de depressão, incluindo ansiedade, insônia, perda de memória ou mau humor.
Leia também: Depressão Nervosa
Folha de framboesa vermelha
O chá de Folha de framboesa vermelha pode ser especialmente útil quando se lida com a depressão associada ao ciclo menstrual.
As folhas da framboesa vermelha contêm quercetina, um pigmento vegetal que funciona como um antidepressivo.
Os nutrientes provenientes do chá de folhas de framboesa incluem ferro, cálcio, manganês, magnésio e vitamina B, vitamina C e vitamina E.
Leia também: Chá de Valeriana para Ansiedade
Erva de São João (Hypericum perforatum)
A erva de São João (Hypericum perforatum), Hipérico ou Hipericão é uma planta mágica.
As propriedades da erva que mais tem atraído investigadores estão ligadas ao seu uso tradicional no tratamento da depressão leve e moderada e da ansiedade.
A indicação da erva de São João para este fim tem sido validada nas últimas décadas por algumas agências de saúde de alguns países como na Alemanha, onde terá sido incluída na farmacopeia oficial e prescreve-se principalmente com esse propósito terapêutico.
A erva de São João ajuda na produção de serotonina, uma substância química antidepressiva. As pessoas que sofrem de depressão têm os níveis desta substância mais baixos do que aqueles que não sofrem do mesmo problema.
Mas atenção, uma vez que este chá faz aumentar a quantidade de serotonina no organismo, consulte primeiro o seu médico se estiver a tomar outros antidepressivos.
Leia também: Banho Relaxante: 10 plantas e ervas para aliviar o estresse, a tensão e a correria do dia a dia
Camomila
Este chá de ervas bastante popular é igualmente aconselhado e utilizado para aliviar a ansiedade.
A camomila é uma erva que contém crisina (chrysin e chrysidenon), um flavonoide que ajuda a reduzir a ansiedade e as insónias, sintoma bastante comum de depressão.
Conheça Algumas Alternativas Naturais aos Antidepressivos
Ginkgo biloba
O Ginkgo biloba é uma das ervas mais vendidas nos Estados Unidos, ajudando na melhora da função cognitiva relacionada com a idade e na perda de memória.
Os Flavonoides existentes no Ginkgo biloba (Ginkgolídeos, flavonóides glicosídeos e heterosídeos), quando ingeridos aumentam a circulação do sangue periférico e, como resultado torna-se mais eficiente a irrigação de tecidos orgânicos.
Tornando-se um suplemento bastante benéfico para as pessoas em idade mais avançada, uma vez que à medida que envelhecemos o nosso corpo perde a capacidade de irrigar adequadamente os tecidos (especialmente o cérebro, causando perda de memória, fadiga, demência, confusão, depressão e ansiedade).
No entanto, o Ginkgo biloba é conhecido por interagir com alguns medicamentos e desta forma é importante consultar sempre o seu médico antes de misturá-lo com quaisquer medicamentos antidepressivos, de forma a reduzir as chances de efeitos colaterais, tais como náuseas, diarreia, coração acelerado, dores de cabeça e dores de estômago.
Leia também: Queda de cabelo na Mulher
Compre Chás de Qualidade e Orgânicos
É igualmente importante comprar chás de ervas orgânicos elaborados a partir de plantações de grande qualidade de cultivo.
Seja consumido por mero prazer ou para o tratamento de alguma patologia de forma regular, devemos sempre colocar de parte produtos que agreguem substâncias artificiais, como químicos, óleos ou sabores artificiais.
Certifique-se que as saquetas de chá (folhas, raiz, ervas…) ficam em infusão (imersão em água) por pelo menos 10 a 15 minutos de forma a maximizar, extrair, todas as propriedades saudáveis destas 4 ervas maravilhosas.
Conheça 10 Óleos Essenciais para Depressão
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.