Antioxidante caseiro

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os antioxidantes são a proteção que o nosso organismo necessita para retardar o envelhecimento e prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que estas poderosas moléculas previnem a oxidação de outras moléculas.

Os antioxidantes podem ser encontrados em muitos alimentos. Em relação aos melhores antioxidantes naturais para combater aos radicais livres, podemos destacar o limoneno (que pode ser encontrado na casca das frutas cítricas, como a laranja e o limão), as catequinas (disponíveis no chá verde), o sulforano (encontrado na couve de Bruxelas, rabanete, couve-flor, brócolis e do agrião), resveratrol (disponível na casca das uvas, vinho, mirtilo,  framboesa, ostras, nozes e amendoim), o licopeno (encontrado no tomate e melancia), e a quercetina (chá verde, nas uvas e na cebola).

A ingestão destes antioxidantes é feita através de alimentos característicos como a fruta e as hortaliças. Na atualidade, cada vez menos os jovens ingerem este tipo de alimentos, o que traz enormes malefícios para a saúde.

Ao longo dos anos têm-se desenvolvido várias pesquisas para identificar quais dos alimentos que ingerimos diariamente contêm maior quantidade de antioxidantes. Concluiu-se que o tomate é sem dúvida o melhor alimento antioxidante caseiro, por ser rico em licopeno, considerado o melhor antioxidante de todos, seguindo-se depois a quercetina.

Antioxidante caseiro

O tomate é um dos alimentos que contém maior teor antioxidante (licopeno) e que consegue combater vários tipos de doenças como por exemplo o câncer, o colesterol, os triglicerídeos, as doenças cardiovasculares, ajuda a melhorar a circulação do sangue e combate o envelhecimento precoce.

O tomate é um antioxidante caseiro e fantástico, pois pode combater inúmeras doenças e ao mesmo tempo proporcionar-nos refeições maravilhosas.

Sempre que realize uma refeição tente incluir este alimento antioxidante, e se adora tomate, então opte por este em forma de sopas, saladas, sucos, molhos, doces de tomate, ou consumi-lo simplesmente ao natural, uma vez que é rico em benefícios.

De seguida deixo-vos a minha receita caseira de eleição.

Suco de tomate antioxidante

Ingredientes:

• 3 Tomates;
• 300 ml de suco de Laranja (ou suco da fruta que gosta mais);
• Açúcar a seu gosto;

Modo de preparar:

É fácil de confecionar este remédio caseiro:
1) Inicialmente deve retirar do interior do tomate as sementes.
2) De seguida, coloque o tomate no liquidificador com o suco de laranja.
3) No fim de estar bem liquidificado, deve deitar o preparado para um copo e adoçar a gosto, dê preferência a um açurar natural (escolha o mel ou a Stevia, um adoçante natural não calórico);
4) Beba e desfrute do que a natureza tem para nos oferecer.