Aparelho para tonificar músculos

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Aparelho eléctrico para tonificar músculos

Pergunta: Vi um aparelho que “promete” tonificar e fortalecer os músculos. Pelo que percebi funciona através de estímulos eléctricos. Gostaria de saber a sua opinião sobre este tipo de aparelhos e a sua real eficácia.

Resposta: A contracção muscular acontece porque o sistema nervoso central envia para as fibras musculares, impulsos nervosos (semelhantes aos eléctricos), capazes de provocar a sua mobilização.

Ao mesmo tempo que um músculo se contrai para provocar movimento numa articulação, outro(s), que se opõe(m) ao movimento, recebe(m) ordem para se descontrair e alongar.

Como vê, o sistema nervoso é quem coordena todo o processo, tornando o movimento harmonioso e seguro.

Quando uma máquina utiliza impulsos eléctricos para estimular os músculos está, em parte, a substituir o sistema nervoso, ou a nossa vontade de realizar determinado nível de contracção.

Se os estímulos forem de baixa intensidade isso pode ser benéfico e é mesmo usado na reabilitação pós-traumática de alguns músculos ou articulações.

Pode, igualmente, ser útil para indivíduos extremamente destreinados, com dificuldade em se integrarem nos habituais programas de exercício.

Se, pelo contrário, os níveis de impulso eléctrico forem demasiado elevados, o sistema nervoso pode não ter capacidade para inibir a acção do músculo que se opõe ao movimento (aquele que deve relaxar-se) e uma lesão pode acontecer.

Dado que desconheço as características do aparelho a que se refere, aconselho-a a fazer o seguinte: confirme as características do seu funcionamento e fale com o seu médico sobre isso; antes de o adquirir, faça uma experiência, com baixa intensidade e várias vezes, de forma a perceber os seus efeitos; respeite a progressão de intensidade recomendada; sejam quais forem as vantagens e comodidade deste tipo de aparelho, nada irá substituir o funcionamento normal do seu corpo!

Por isso, adira a um programa de exercício regular que a obrigue a treinar, de forma natural, os sistemas corporais (cardiovascular, respiratório e musculo-articular).