O que é Apendicite? Sintomas, Causas, Tratamentos e Cirurgia

O Que é? A Apendicite é uma inflamação do apêndice, um pequeno, dedo como um tubo que pende na parte inferior direita do intestino grosso. Não se sabe qual a finalidade da apêndice.

Foto De Apendicite

Normalmente fica inflamada por causa de uma infecção ou obstrução do aparelho digestivo. Se não tratado, o apêndice infectado pode estourar e espalhar a infecção em toda a cavidade abdominal para a corrente sanguínea (o sangue).

Conheça os sintomas desta doença, o tratamento necessário, possíveis complicações, cuidados a ter no pós operatório, na gravidez, qual a causa e exame necessário, algumas fotos da possível cicatriz, que dieta seguir e como fazer uma boa recuperação.

Foto 2

Foto 2

Nos E.U.A. , a apendicite afeta 1 em cada 500 pessoas por ano. O risco de apendicite aumenta com a idade, sendo mais frequente entre os 15 e os 30 anos. A apendicite é a principal causa da cirurgia abdominal em crianças, e quatro em cada 1.000 crianças exigem remover o apêndice antes dos 14 anos de idade.image007

Sintomas

Os sintomas de apendicite incluem:

dor abdominal que normalmente começa acima do umbigo e então se espalha para o abdome inferior direito.

náuseas

vómitos

distensão (inchaço), dor abdominaldor quando se toca no lado direito do abdômen

febre ligeira

incapacidade de eliminar gases

mudança anormal do hábito de ir ao banheiro , fezes (movimentos intestinais)

foto 4

foto 4

Se você tiver sintomas de apendicite não tome laxantes ou enemas para aliviar a constipação. Essas drogas aumentam a probabilidade de ruptura do apêndice. Evitar tambem tomar analgésicos antes de consultar o seu médico, pois estes medicamentos podem mascarar ( esconder) os sintomas de apendicite e tornar o diagnóstico mais difícil.

Diagnóstico

O médico irá verificar o seu historial médico, especialmente se existem doenças digestivas. Irá ser perguntado também sobre os seus actuais sintomas digestivos, incluindo detalhes das suas últimas evacuações: tempo, frequência, consistência (líquido ou duro), e se as fezes vêm cobertas com sangue e muco.O seu médico irá rever e avaliar se há dor no abdômen inferior direito. Em crianças, o médico irá verificar onde esta sente a dor. Em lactentes (bebês), nos quadris e abdominais (saber se estes doem quando você os pressiona ), podem ser pistas importantes para o diagnóstico.

Após a realização do exame físico, o médico solicitará exames de sangue para encontrar sinais de infecção e urina , para afastar possiveis problemas do trato urinário. O médico pode solicitar fazer-se uma ultra-sonografia ou uma tomografia computadorizada (TC) para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Em crianças muito jovens, talvez seja necessário fazer uma radiografia de tórax para descartar uma possível pneumonia.

Duração da dor abdominal

A maioria das pessoas procuram ajuda médica dentro de 12 a 48 horas desde o início por causa da dor abdominal. Em alguns casos, há um baixo nível de inflamação durante várias semanas antes do diagnóstico.

Prevenção

Não há nenhuma maneira de evitar a apendicite.

Foto 5

Foto 5

Tratamento

O tratamento padrão consiste em remover o apêndice cirurgicamente. A cirurgia, chamada de apendicectomia, deve ser feita o mais rapidamente possível para reduzir o risco do apêndice se romper.

Se a suspeita de apendicite é alta, muitas vezes o cirurgião recomenda a remoção do apêndice, mesmo que o ultra-som ou a tomografia computadorizada não consiga confirmar o diagnóstico.

A recomendação do cirurgião reflete o perigo de um possível apêndice rompido, o que pode pôr em perigo a vida, enquanto uma apendicectomia dispõe de um risco relativamente baixo.

Muitas vezes, os cirurgiões optam por fazer uma cirurgia laparoscópica para remover o apêndice , porque a duração média de internação é menor e a recuperação é mais rápida, quando comparada com o acesso à cirurgia convencional.

Geralmente, as pessoas recebem antibióticos por via intravenosa (na veia) durante a cirurgia. Se o apêndice se romper, a pessoa deve tomar os antibióticos durante uma semana ou mais.

Para permitir que o sistema digestivo descanse após a cirurgia, você não deve comer ou beber nada durante as 24 horas após a apendicectomia. Depois, gradualmente, você poderá beber pequenas quantidades de água , líquidos claros , e alimentos sólidos até que você possa continuar a fazer  uma dieta normal.

Quando contactar um profissional de saúde

Para evitar o risco de ruptura do apêndice, contate imediatamente o seu médico se você ou um membro da família tem sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência e requer atenção imediata.

Prognóstico

As Pessoas que se submetem à cirurgia, muitas vezes ficam no hospital dois ou três dias (se houver uma ruptura do apêndice). Aqueles que passarem apenas por uma apendicectomia, normalmente recuperam-se completamente rapido .

Em casos de ruptura do apêndice, a internação geralmente demora muito mais tempo.

É perigoso? Sim a apendicite pode Matar

Embora seja raro, o indivíduo pode morrer de apendicite se o apêndice se romper e a infecção se espalhar por todo o abdômen e sangue (sepse).