Aranhas Vasculares

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As veias superficiais da perna, ás vezes chamadas de aranhas vasculares ou veias de aranha ocorrem quando um grupo de pequenas veias estão concentradas abaixo da superfície de pigmentação da pele e causam uma cor avermelhada, azul ou roxa.

Estas veias são nomeadas pela forma como adquirem essa pigmentação. Em alguns casos, as aranhas vasculares estão menos visíveis e em outros são mais evidentes, o que poderá comprometer a auto estima de qualquer mulher. No entanto, as aranhas vasculares são inofensivas para a saúde e apenas são normalmente tratadas por motivos meramente estéticos.

As veias de aranha ocorrem com mais frequência nas coxas, tornozelos, panturrilhas e são mais comuns nas mulheres do que em homens. Ainda não se entende claramente quais as causas do aparecimento das varizes, mas pode ser uma herança genética.

Alguns casos estão relacionados com a gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou excesso de peso. Outros tipos de veias que podem aparecer semelhante às aranhas vasculares incluem:

Telangiectasia – dilatação dos vasos capilares próximos à pele que tendem a ser mais aparentes na face, enquanto que as veias de aranha ocorrem com mais frequencia nas pernas e nos pés.

Hemangiomas e angiomas – Consistem em artérias muito pequenas chamadas arteríolas.

Leia também: Varizes: As dúvidas mais frequentes

Sintomas

Os vasos sanguíneos afetados aparecem geralmente com uma cor vermelho violeta ou azulada nas pernas, coxas, face, braços ou mãos. Em geral, as aranhas vasculares não causam sintomas, mas em casos raros, podem provocar um leve desconforto, por exemplo sensação de ardência.

Leia também: Sintomas de varizes

Duração

As veias da aranha podem ser permanentes ou podem desaparecer por si depois de alguns meses, especialmente se foram causadas por medicamentos ou gravidez.

Tratamento para aranhas vasculares

As veias de aranha não requerem tratamento. Em algumas pessoas, o uso de meias de compressão pode reduzir o tamanho das varizes já existentes e ajudar a prevenir o surgimento de mais. Os dois tratamentos estéticos mais comuns para remover as veias da aranha são a escleroterapia e o laser.

Escleroterapia: é injetada diretamente na área afetada uma solução salina, que faz desaparecer as veias de aranha. A área tratada pode ficar ferida durante alguns dias e poderá ser contusões, que devem desaparecer em poucas semanas. Poderia fazer várias sessões de escleroterapia. As injeções podem ser um pouco dolorosas.

No tratamento com laser é aplicada na zona afetada uma onda direta da luz laser, que depois forma pequenos coágulos sanguíneos, vasos estes que serão reabsorvido pelo organismo. Conheça também sobre o tratamento vasculight.

Leia também: Tratamento para vasinhos (pequenas varizes) nas pernas

Fotos de veias de aranha nas pernas

Leia também: Conheça os melhores Remédios e Tratamentos para Varizes

Informações adicionais

Academia Americana de Dermatologia (American Academy of Dermatology) PO Box 4014 Schaumburg, IL 60168-4014 Telefone: 847-330-0230 Ligação gratuita: 1-888-462-3376 Fax: 847-330-0050 . org /