Há milénios que as argilas são utilizadas como meio terapêutico, devido às suas propriedades e estrutura molecular e em camadas.
São 3 as principais propriedades da argila – A Absorção, A Adsorsão e a libertação de constituintes.
Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:
Absorção
Graças a esta propriedade as argilas incham com a água e tornam-se maleáveis. À absorção se devem os efeitos da argila sobre os edemas, inchaços ou inflamações.
Adsorsão
É um fenómeno físico-químico pelo qual a argila fixa mais ou menos irreversivelmente moléculas, elementos gasosos e mesmo partículas do meio ambiente suficientemente pequenas para deslizarem para dentro de anfractuosidades microscópicas.
Esta propriedade preciosa é muitas vezes aproveitada para uso interno na fixação de toxinas no organismo e posterior excreção das mesmas.
A libertação dos seus constituintes para o organismo seja de modo exógeno seja de forma endógena é particularmente importante pelo efeito protector e libertador de toxinas que tem a nível de diversos orgãos dos quais se destaca a pele e a mucosa digestiva.
Argilas – Uso Interno
A argila quando utilizada por via endógena deverá Ter uma granolometria muito pequena, semelhante a pó de farinha e ser isenta de microorganismos patogénicos.
Está indicada em processos de diarreias agudas ou crónicas, combate a intoxicações leves/moderadas.
Argilas – Uso Externo
De forma exógena as argilas podem ser usadas em cataplasma, banhos ou máscaras.
Publicidade
Cataplasmas – Está indicado o seu uso em situações de edemas pós-traumáticos, distensões, artralgias, lumbagos, entorses, picadas de insectos.
Banhos – Os banhos de argila estão indicados nas seguintes situações: insónias, fadiga muscular ou nervosa e relaxamento muscular. Podem ainda ser usadas em banhos parciais melhorando as perturbações devido à má circulação periférica.
Máscaras – São muito usadas em estética como um precioso meio de libertar o organismo das toxinas, melhorando significativamente a tonicidade da pele deixando-a limpa e bela.
Também se encontra no mercado argila em comprimidos ou cápsulas que estão particularmente indicadas nas situações de: dermatoses, neoformações dérmicas, infecções externas e internas (como coadjuvante), desmineralizações, diarreias, feridas, hemorragias, úlceras, colites, certas anemias e certos reumatismos.
Curiosidade
Cairns Smith, investigador de Química orgânica e Bioquímica molecular concluiu com estudos efectuados que a constituição da argila, seria o material com que se formaram os primeiros genes primitivos. Esta teoria é exposta no livro «Sete Pistas para a Origem da Vida».
A argila é muito utilizada na beleza devido aos seus princípios ativos presentes usados em cremes e máscaras. Combate a oleosidade das costas e do peito. Use diariamente até que o problema desapareça.
Saiba mais sobre: Benefícios Para a SaúdeNutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 88-99685-0858