-->Argiloterapia - Educar Saúde

Argiloterapia

Publicado em 17/02/2013. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Saiba o que é e para que serve a argiloterapia:

Argiloterapia

À medida que a preocupação com a aparência física aumenta, cada vez mais são os tratamentos de rejuvenescimento que começam a aparecer no mercado da medicina estética, tornando assim extremamente vasta a diversidade de escolha.

Infelizmente, muitos dos procedimentos mais eficazes, não só são surpreendentemente caros, como também complexos e arriscados, fazendo assim com que muita gente, que provavelmente poderia usufruir deles, acabe por nunca tomar a iniciativa de se submeter a eles e desfrutar de todos os seus benefícios.

Se é daqueles que tem receio de cirurgias e tratamentos que exijam a utilização de produtos químicos, então a solução ideal para si pode passar por uma argiloterapia, que para além de extremamente eficaz, também é totalmente saudável e não possui efeitos secundários preocupantes associados.

Assim como o nome indica, este tratamento utiliza a argila e seus minerais para a obtenção de uma pele mais suave e saudável, livre de problemas que possam comprometer a sua integridade estética. Este tratamento não é novo, na medida em que já há muitos anos que tem vindo a ser utilizado pelos mais diversos povos por causa de todos os seus benefícios.

A argila é de grande utilidade na dilatação dos vasos sanguíneos, o que contribui para a melhoria de toda a circulação. Isto, por sua vez, revelar-se-á de grande eficácia na prevenção do envelhecimento prematuro da pele, que grande correlação possui com a circulação do sangue.

Uma boa circulação sanguínea é essencial para uma transportação eficiente de todos os nutrientes para a pele, permitindo assim que a mesma seja devidamente nutrida por eles. Quando os nutrientes falham em chegar ao seu destino, a pele começa a perder algumas das características que a mantêm com um aspecto jovem e saudável.

Para além de activar a circulação, a máscara de argila também diminui a oleosidade da pele e mantém-na devidamente hidratada, o que favorecerá a manutenção do seu bom aspecto.

No tratamento de feridas, a argila também se poderá revelar extremamente útil, uma vez que facilitará todo o processo de cicatrização e diminuirá as probabilidades de marcas serem deixadas.

Outras imperfeições muito comuns da pele, como é o caso de acne e manchas também poderão ser altamente beneficiadas através do contacto com a argila, que contribuirá para que desapareçam definitivamente.

A aplicação da argiloterapia é feita através de uma máscara de argila, que deverá descansar sobre a pele durante alguns minutos. Alguns dos benefícios poderão ser sentidos logo de seguida, na medida em que notará a sua pele muito mais suave logo após a primeira sessão.

Por muito eficaz que este tratamento se possa revelar, vale pena referir que, os resultados pretendidos só poderão ser totalmente obtidos caso faça deste tratamento uma rotina regular.

Tal, não significa aplicá-lo todos os dias, mas uma sessão semanal poderá acabar por fazer maravilhas pela sua pele.

» Saiba mais sobre a argiloterapia (geoterapia), e as indicações de cada tipo de argila

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.