Artrite Gonocócica

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

ARTRITE GONOCÓCICA – Características do diagnóstico
Dois cenários clínicos: (1) articulação séptica com envolvimento mono ou oligoarticular e nenhuma alteração cutânea; ou (2) processo sistêmico com artrite oligoarticular, tenossinovite e lesões cutâneas purpúricas, típicas nas partes distais dos membros.
Variante de artrite septica: contagem de leucócitos no liquido sinovial de 20.000 a 50.000/microlitros(μL; coloração de Gram e cultura do líquido sinovial têm maior probabilidade de serem positivas.
Variante de apresentação sistêmica: contagens celulares menores no líquido sinovial, coloração de Gram e cultura negativas
do líquido articular, pois os sinais são secundários à inflamação causada por restos bacterianos, não há infecção direta. Culturas retais e de lesão uretral, cervical, faríngea ou cutânea em ágar-chocolate e ágar de Thayer-Martin para Neisseria
gonothoeae têm taxa de resultados positivos mais alta, e podem ser positivas mesmo na ausência de sintomas.
Infecção gonocócica disseminada recorrente, observada com deficiência congênita de componentes do complemento.

Continua depois da Publicidade

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Artrite bacteriana não-gonocócica
. Artrite reativa
. Doença de Lyme
. Sarcoidose
. Endocardite infecciosa
. Meningococemia com artrite
. Espondiloartropatia soronegativa
. Hepatite viral aguda

ARTRITE GONOCÓCICA TRATAMENTO
Obter VDRL e considerar teste para HIV.
Ceftriaxona ou ceftizoxima por via intravenosa durante 7 dias, seguida de cefixima ou ciprofloxacino oral.
Aspiração diária do líquido sinovial, se houver reacúmulo.

Dica
História negativa de exposição sexual não exclui o diagnóstico:
coletar todas as culturas.
Referência
Bardin T: Gonococcal arthritis. Best pract Res Clin Rheumatol

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24