-->Artrite infantil - Sintomas e Tratamento - Educar Saúde

Artrite infantil – Sintomas e Tratamento

Publicado em 19/09/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Quando se fala em artrite, a primeira coisa que vem à cabeça são pessoas mais velhas com problemas reumatológicos. Contudo, na realidade, esta doença não afeta apenas idosos, podendo ocorrer em qualquer idade.

Nalguns casos mais raros, pode até atingir bebês e crianças, desde recém-nascidos até adolescentes de 16 anos.

Também denominada de artrite reumatóide juvenil ou artrite idiopática infantil ou juvenil, esta doença provoca dor, febre, inchaço e rigidez nas articulações. Conheça um pouco melhor esta doença, as suas causas e sintomas, e ainda, como diagnosticar e tratar. Confira.

O que é artrite infantil

Artrite infantil ou Artrite Idiopática Juvenil

A artrite infantil é um problema reumatológico crônico raro que leva ao surgimento de inflamação em uma ou mais articulações.

Geralmente, esta doença surge devido a uma alteração no sistema imunitário da criança, que provoca a inflamação e a destruição da membrana articular.

As causas de artrite são ainda desconhecidas, estando a ser estudados atualmente fatores infecciosos, hereditários, endócrinos, imunológicos e genéticos. Apesar do estudo de fatores hereditários, na realidade este problema não passa de pais para filhos, sendo muito habitual não haver mais que um caso numa família.

Embora esta doença possa surgir em crianças até aos 16 anos, a artrite infantil afeta geralmente crianças que vão dos 18 meses até aos 3 anos de idade, sendo mais frequente ocorrer em elementos do sexo feminino. Este é um problema que não tem cura, mas que com o tratamento adequado, pode ser controlado, permitindo assim a criança ter uma vida normal.

Sintomas da artrite infantil

Este problema reumatológico manifesta-se através de vários sintomas. Estes incluem:

  • inchaço de articulações;
  • dores na ou nas articulações afetadas;
  • febre constante, geralmente à noite;
  • fadiga excessiva;
  • falta de apetite;
  • dificuldade em movimentar os membros com as articulações afetadas;
  • rigidez articular.

Em várias situações, há crianças que não se queixam das dores, e como tal, há outros sinais que permitem perceber que algo está errado. Assim, nestes casos deve estar atento a dificuldade em usar as mãos em movimentos como agarrar com os dedos, pintar ou escrever, começar a mancar, ou estar muito quieto.

Como diagnosticar a artrite infantil

Caso verifique alguns dos sintomas anteriormente mencionados no seu filho e suspeite de que possa existir artrite infantil, deve então consultar o médico pediatra, que fará uma primeira avaliação, e caso seja necessário, que reencaminhe para um médico especializado.

O diagnóstico para esta doença não é muito simples, pois não existem exames que consigam confirmar a existência deste problema.

Para diagnosticar a artrite infantil o médico irá realizar vários exames para despistar outros problemas, sendo por isso um processo de eliminação e de exclusão de partes. Caso o médico diagnostique esta doença ao seu filho, é então necessário definir o tratamento mais adequado para aliviar sintomas e dar qualidade de vida.

Como tratar a artrite infantil

O tratamento para a artrite infantil, como referimos em cima, não tem como objetivo curar, mas sim dar maior qualidade de vida, e assim, permitir uma rotina normal à criança.

O tratamento, definido e orientado por um médico reumatologista pediátrico, consiste na toma de medicação, mas também, em fisioterapia.

A medicação é feita com remédios anti-inflamatórios como o Naproxeno ou o Ibuprofeno. Estes remédios são receitados com doses apropriadas e adaptadas para o peso da criança.

Nos casos em que este problema afete apenas uma articulação, o médico pode ainda prescrever corticoides injetáveis, como por exemplo o Prednisona. Este medicamento irá ajudar a aliviar os sintomas durante algum tempo, complementando a ação dos anti-inflamatórios.

Relativamente ao tratamento fisioterapêutico, este tem como objetivo aliviar a dor e aumentar a capacidade de utilização da articulação. Dessa forma, a criança com artrite infantil tem maior capacidade funcional para realizar algumas atividades físicas, o que ajudará a aumentar a qualidade de vida e a própria autoestima da criança. A realização de atividade física tem de ser definida pelo médico e pelo fisioterapeuta.

Continua » 19 Óleos Essenciais para Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.