-->Artroscopia (Cirurgia Artroscópica)

Artroscopia

Publicado em 22/08/2012. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A artroscopia ou cirurgia artroscópica é uma cirurgia realizada usando uma pequena câmara na extremidade de um tubo para verificar, diagnosticar e tratar problemas articulares.

Descrição da artroscopia

Este procedimento é geralmente realizado no joelho, quadril, tornozelo, ombro, cotovelo ou pulso. Três tipos diferentes de anestesia (controlo da dor) podem ser usados na cirurgia artroscópica:

  • anestesia geral. Você vai estar inconsciente e incapaz de sentir dor.
  • medicamentos analgésicos. A sua articulação pode ser anestesiada e podem-lhe ser administrados medicamentos para relaxar. Você vai ficar acordado.
  • anestesia espinhal, também chamada de anestesia regional. O medicamento analgésico é injectadonuma área da sua coluna. Você vai estar acordado, mas não será capaz de sentir qualquer coisa abaixo da cintura.

A área é limpa e uma banda de pressão (torniquete) pode ser aplicada para restringir o fluxo sanguíneo. O médicoirá então fazer um corte cirúrgico na articulação. É passado um líquido estéril através do espaço da articulação para a expandir e proporcionar uma melhor visualização.

De seguida, uma ferramenta chamada artroscópio é inserida nessa área. Um artroscópio consiste num pequeno tubo, uma lente e uma fonte de luz. Ela permite que o cirurgião possa procurar a lesão ou doença articular.

As imagens do interior da articulação são exibidas num monitor. Um ou dois outros cortes cirúrgicos podem ser necessários para que o médico possa usar outros instrumentos para remover pedaços de cartilagem ou osso, faça uma biópsia do tecido, ou realizeoutras pequenas cirurgias. Além disso, a reparação do ligamento pode ser feita usando o artroscópio.

artroscopia de joelho

Porque é realizado este procedimento

Existem diferentes lesões e doenças que podem causar dor ou problemas nas articulações. A artroscopia pode ser necessária para:

• Diagnosticar a causa da dor nas articulações após uma lesão
• Realizar a cirurgia do túnel do carpo
• Remover osso solto ou fragmentos de cartilagem na articulação
• Remover o revestimento da articulação. Este revestimento é chamado de sinóvia e pode tornar-se inchado ou inflamado devido a artrite.
• Reparar uma rotura no ligamento ou tendão
• Reparação da cartilagem ou menisco danificado (o menisco é pedaço de cartilagem que reveste a área da articulação do joelho)

Riscos da cirurgia artroscopia

Os riscos da cirurgia são:
• Reacções alérgicas a medicamentos
• Problemas respiratórios
Outros riscos inerentes a esta cirurgia incluem:
• Hemorragia na articulação
• Coagulação do sangue
• Danos na cartilagem, menisco, ligamentos ou no joelho
• Infecção na articulação
• Lesão de um vaso sanguíneo ou nervo
• Rigideznas articulações

Expectativas (prognóstico)

Após o procedimento, a articulação ficará, provavelmente, rígida e ferida durante alguns dias. O gelo é geralmente recomendado após a artroscopia para ajudar a aliviar o inchaço e a dor. Você pode retomar suas actividades pouco exigentes, como caminhar, imediatamente. No entanto, usar a articulação em demasia pode causar inchaço e dor, bem como aumentar a probabilidade de lesão. Não reinicie a actividade normal durante vários dias ou mais.

Você pode precisar fazer alteraçõesno trabalho e outras responsabilidades. O seu médico também pode recomendar a terapia física. Dependendo do seu diagnóstico, você pode ter outras restrições ou precisar de fazer certos exercícios.
Antes do procedimento

É normal ser feita uma ressonância magnética à articulação antes de a cirurgia ser planeada. Informe sempre o seu médico ou enfermeira de que está a tomar medicamentos, até mesmo drogas, suplementos ou ervas que você comprou sem receita médica.

Ser-lhe-á solicitado que pare de tomar medicamentos que tornam mais difícil ao seu sangue coagular 2 a 3 semanas antes da cirurgia. Estes medicamentos incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxen (Naprosyn, Aleve).

Pergunte ao seu médico quais os medicamentos que você ainda deve tomar no dia da sua cirurgia. Geralmente ser-lhe-á pedido que não coma ou beba nada durante 6 – 12 horas antes do procedimento. Informe sempre o seu médico sobre qualquer gripe, constipação, febre, erupção de herpes ou outra doença que possa ter antes da sua cirurgia.

Você deve assinar um termo de consentimento. Faça os preparativos para o transporte do hospital após o procedimento.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.