As 5 Principais vantagens dos implantes dentários sobre os demais procedimentos

Revisado por Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914) a 20 novembro 2018

Os implantes dentários são, primordialmente, utilizados como substituição prática para os dentes perdidos ou em falta.

Ainda que sejam encarados como uma solução para a falta de dentes, os implantes poderão, também, servir para corrigir uma enorme diversidade de outros problemas, como é o caso de dentes estragados, excessivamente escurecidos ou até quebrados.

Foto De Implante Dentário Antes E Depois

Seja a nível prático ou funcional, os implantes dentários destacam-se pela sua magnífica capacidade de devolver um sorriso jovem e saudável a quem precisa, juntamente com toda a funcionalidade característica dos dentes naturais.

Como resultado dos avanços tecnológicos que se têm vindo a verificar no decorrer das últimas décadas, hoje em dia os implantes oferecem já um aspecto estético surpreendentemente semelhante ao dos dentes naturais, o que contribui para fazer com que seja possível exibir despreocupadamente o implante sem que haja o risco de alguém vir a reparar que esses não são os seus dentes reais.

Sendo um conceito criado com a ambição de oferecer uma alternativa perfeita de substituição dentária a quem precisa, é através dos implantes que conseguirá atingir o resultado mais natural e satisfatório possível.

É certo que, um implante dentário, não representa uma solução que se encontre à altura das possibilidades económicas de qualquer pessoa.

No entanto, levando em conta a enorme diversidade de vantagens que caracteriza esta tecnologia, é seguro afirmar que, optar por um implante, poderá vir a revelar-se como uma aposta verdadeiramente segura para o futuro da sua saúde oral.

Aspecto natural

Os implantes dentários conseguem simular na perfeição o aspecto dos seus dentes reais, podendo assim viver para sempre com eles sem que algum dia alguém venha a reparar que não correspondem aos seus dentes reais.

Isto representa uma grande vantagem em relação às placas removíveis, que nem sempre apresentam um aspecto convincentemente natural.

Menor exposição a riscos

Através da utilização de um implante dentário, baixíssima será a exposição a riscos de degeneração da gengiva e perda óssea ao longo dos tempos.

O mesmo não se pode dizer de dentaduras, pontes e coroas, que frequentemente comportam consigo muitos destes riscos, e por isso não poderão nunca ser consideradas como alternativas tão seguras e fiáveis quanto os implantes dentários.

Simplicidade de manutenção

Proceder à manutenção dos seus implantes revelar-se-á como uma tarefa tão simples quanto tratar dos seus dentes naturais.

Para mantê-los no melhor estado possível, a única coisa que precisará de fazer será escová-los diariamente com uma boa pasta de dentes e consultar periodicamente o seu dentista para uma limpeza.

Taxa de sucesso

A taxa de sucesso deste procedimento encontra-se agora acima dos 90%, fazendo desta uma cirurgia extremamente segura.

Cerca de 10% dos pacientes poderão não passar de imediato à colocação de implantes, por falta de massa óssea suficiente.

No entanto, este é um problema que poderá ser facilmente corrigido com um simples enxerto ósseo, facilitando assim posteriormente a inserção dos implantes.

Durabilidade

É difícil indicar com exactidão o número de anos que um implante poderá durar.

No entanto, há casos de pessoas que vivem sem quaisquer problemas há mais de 30 anos com os seus implantes dentários.

A nível geral, a estimativa de durabilidade dada para um implante que tenha sido colocado com sucesso é de 15 a 20 anos, dependendo também muito da qualidade de todos os materiais utilizados.

Ainda assim, não deixa de ser um número verdadeiramente surpreendente, que facilmente justificará o investimento a ser feito neste procedimento.