As minhas gengivas têm vindo a subir

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

As minhas gengivas tem vindo a subir desde há alguns anos para cá, a ponto de alguns dentes já terem a raiz a descoberto. Não tenho dores mas não me parece que seja uma situação normal. O que poderá ser? O que me aconselha a fazer?

Resposta: A principal razão dessa situação é, na maior parte das vezes, uma escovagem muito vigorosa. Sendo assim, a primeira coisa é reduzir a virtuosidade da escovagem. A velocidade é prejudicial, o importante é remover a placa bacteriana eficazmente, para isso movimentos pequenos, quase vibratórios, são os mais indicados.

O problema dessa situação é que pode vir a criar-lhe hipersensibilidade dentária: dor com as diferenças de temperatura na boca ou então quando come coisas doces. Por outro lado, o facto da gengiva estar a desaparecer, pode aumentar-lhe o risco das cáries de raiz e está a perder gengiva, que são um dos órgãos de sustentação do dente.

Quando escova os dentes as suas gengivas sangram? Em função dos sintomas deveria ser importante uma visita ao dentista ou a um higienista oral.

E mais uma vez, cuidado com a velocidade da escovagem. Se não se conseguir controlar, tente o uso de uma escova eléctrica.

Links Úteis