-->AS VARIZES - UM PROBLEMA ESTÉTICO - Educar Saúde

AS VARIZES – UM PROBLEMA ESTÉTICO

Publicado em 07/01/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

AS VARIZES NAO SÃO SÓ UM PROBLEMA ESTETICO

Normalmente as varizes aparecem nos membros inferiores. A razão porque isto acontece é porque as veias nos membros inferiores têm a função de levar o sangue de volta ao coração. Devido à acção da gravidade, vida sedentária e excesso de peso, as válvulas existentes nas veias tornam-se insuficientes para travar o retorno do sangue criando bolsas e acumulaçóes – as varizes.

Essas bolsas acumulam o sangue que fìca estagnado e vão tornando-se mais dilatadas e visíveis. As varizes são mais frequentes nas mulheres do que nos homens, muito devido às alterações hormonais, alterações de peso, e fisiologia. Estudos apontam que a herança genética também é um factor importante para a vulnerabilìdade das pessoas para terem varizes.

As varizes também são acompanhadas de outros sintomas aos quais devemos estar atentos: inchaço, sensação de pernas cansadas, dores nas articulaçoes e caimbras nocturnas.

COMO PREVENIR AS VARIZES

A prevenção é essencìal: andar todos os dias para criar o chamado “coração plantar” em que a planta do pé ao embater no chão recria, o movimento de batimento cardiaco. Usar roupa confortável, ter uma alimentação pobre em gorduras e sal para evitar a retenção de líquidos e evitar estar em pé durante períodos muito longos.
E quando elas já apareceram… Quanto mais cedo as começar a tratar melhor.

OS TRATAMENTOS

VASCULIGHT
A principal inovação que apresenta o tratamento vasculight é a sua capacidade de penetração, que nos permite aceder até 7 mm de profundidade, e poder eliminar varizes até 5 mm de diâmetro. Com estas propriedades, o Vasculight é uma ferramenta indispensável para o cirurgião vascular ou para o médico estético na eliminação das varizes superficiais. Disponivel na clinica corporacion dermoestetica.

ESCLEROSE

Este tratamento é realizado com a ìnjecção de uma determinada substância que vai secar a variz, obrigando a veia a criar uma nova. E feita em apenas uma sessão, e o uso de meias elásticas de descanço, a seguir ao tratamento, é essencial.

CIRURGIA VASCULAR
Nas situações mais complicadas, em que as varizes já estão muito desenvolvidas e com vários tipos de ramificação, a cirurgia vascular é o tratamento indicado. Esta cirurgia requer internamento e anestesia e o pós-operatórìo é incómodo, já que os membros inferiores requerem imobilização durante uns dias. As veias doentes são totalmente retiradas e o organìsmo, nos meses seguintes cria veias novas que substituem as que formam retiradas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120