Se eu tiver asma, posso tomar anti-inflamatórios?

Entenda que, entre 5 e 20% dos pacientes asmáticos adultos sofrem de uma doença respiratória exacerbada por anti-inflamatórios não esteroides, uma síndrome que causa a ocorrência de reações anti-inflamatórias que desencadeiam uma reação alérgica.

Publicidade

Se Eu Tiver Asma, Posso Tomar Anti Inflamatórios

Esta síndrome é diferente da asma tradicional. Trata-se de um padrão que associa rinossinusite, pólipos nasais e asma brônquica, e é exacerbada clinicamente após a administração de um anti-inflamatório.

Geralmente começa na adolescência. Os sintomas começam a afetar o nariz, através de rinite e perda do olfato, evoluindo para asma brônquica, que geralmente ocorre após vários anos de evolução.

Nestes pacientes, a asma é de intensidade moderada ou grave e mais difícil de controlar do que a asma convencional. Podem ocorrer reações alérgicas provocadas pelo anti-inflamatório a qualquer momento durante o curso da doença, desencadeando um claro agravamento da rinite e da asma, embora em alguns casos também possa envolver a pele.

Publicidade

O tratamento consiste na medicação necessária para o controle da rinossinusite e da asma, além da necessidade em evitar todos os anti-inflamatórios não esteroides.

Em caso de intolerância a anti-inflamatórios, o alergista é o especialista encarregado de verificar a tolerância dos anti-inflamatórios alternativos.

Publicidade