O que é o Astrágalo? o Astrágalo ou Astragalus é uma planta nativa da Ásia.
O nome chinês da erva, huang qi, significa “líder amarela”, porque a raiz é amarela e é considerada uma das ervas mais importantes na medicina tradicional chinesa.
A parte da planta utilizada medicinalmente é a raiz.
Na medicina tradicional chinesa, o astrágalo é normalmente usado em decocção – as raízes são fervidas em água, e em seguida, removidas.
É muitas vezes combinada com outras ervas, como o ginseng.
O Astrágalo também pode ser encontrado e comprado em forma de suplemento em algumas lojas de produtos naturais e ervanárias.
Outros nomes pelos quais é conhecido: Astragalus membranaceus, Astragalus propinquus, Huang Qi, Bei Qi, Hwanggi, ervilhaca do leite.
Para que serve o Astrágalo?
O astrágalo é usado na medicina tradicional chinesa para os suores nocturnos, diarreia e como um tónico energizante, que é tomado diariamente em determinadas épocas do ano.
No entanto faltam apoios científicos que afirmem realmente os potenciais benefícios potenciais do astrágalo para a nossa saúde.
Função Imune
Um dos usos principais do astrágalo, na medicina alternativa, é melhorar a função imunológica.
Embora ainda sejam necessárias provas científicas, os benefícios referidos pela Medicina Tradicional Chinesa é que a planta aumenta a produção de células do sistema imunológico, possui atividade antiviral e ajuda na prevenção de resfriados.
Existem poucas evidências de estudos em seres humanos, sobre a eficácia do astrágalo como uma planta antiviral.
Veja 11 remédios naturais para resfriados.
Doenças cardíacas
O Astrágalo também é usado para diversos problemas cardíacos.
Tem um efeito diurético que ajuda a diminuir a pressão sanguínea, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos.
A planta não tem sido explorada em estudos com seres humanos, e desta forma não deve ser utilizada como um substituto ao tratamento convencional.
Contra indicações e Efeitos Secundários
As pessoas com doenças auto-imunes, tais como a doença de Crohn, esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatóide, diabetes tipo 1 ou lúpus eritematoso sistémico, não devem usar o astrágalo, a menos que recomendado por um profissional de saúde qualificado.
As pessoas que realizaram uma cirurgia de transplante também não devem usar a planta.
O astrágalo é uma planta que pode interferir com a eficácia dos medicamentos corticosteróides e dos fármacos que suprimem o sistema imunitário.
“Teoricamente“, o astrágalo pode aumentar a eficácia dos medicamentos antivirais, tais como o aciclovir (Zovirax) e a amantidina (amantadina).
Os suplementos à base de astrálago ainda não foram testados quanto à sua segurança devido ao fato de grande parte desses suplementos não serem regulados, sendo necessária muita cautela com a origem destes suplementos, porque muitas vezes o conteúdo destes produtos são diferentes do que é especificado no rótulo do produto.
Tenha também em mente que ainda não foi estabelecida qualquer segurança com a ingestão deste tipo de suplementos em mulheres grávidas, lactantes, crianças e aqueles com condições médicas ou que estão a tomar medicamentos.
Se você está a considerar comprar e usar o astrágalo, antes de o fazer fale com o seu prestador de cuidados primários.
Nutricionista - CRN-6 Nº 25902
A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.
Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.
Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907
Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.