Como prevenir a Aterosclerose

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A aterosclerose consiste no endurecimento das artérias causado pelo depósito de placas gordurosas com colesterol e cálcio em suas paredes.

Publicidade

É uma doença muito comum nos grandes vasos. Apresentam maior propensão a esta patologia os indivíduos com colesterol, triglicérides, homocisteína e lipoproteína elevados, assim como os diabéticos, obesos e fumantes.

Prevenção da aterosclerose

As mudanças dietéticas e de estilo de vida são importantíssimas. Confira o que se recomenda no aspecto nutricional, mas lembre a suplementação desses nutrientes deve sempre ser monitorada por profissional médico familiarizado com seu uso.

Alho

O alho Diminui a viscosidade sangüínea e reduz outros fatores de risco.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que protege o LDL-colesterol, que está relacionado com a prevenção de doenças cardíacas.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que também protege o LDL colesterol de se oxidar.

Selênio

Quanto ao selénio ou selênio, diversos estudos mostram que indivíduos que consomem mais selênio na sua alimentação apresentam menor risco de doença cardíaca.

Publicidade

Quercetina

A quercetina é um bioflavanóide que também protege o colesterol LDL de lesões.

Vitamina B6, Vitamina B12 e Ácido fólico

Os altos níveis sanguíneos destes nutrientes (vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico) estão associados a uma baixa produção de homocisteína, um iniciador do processo aterosclerótico.

Fitoterápicos

O ginseng asiático, bilberry, alho e gingko biloba melhoram o fluxo e a viscosidade do sangue, dão proteção antioxidante e reduzem colesterol e triglicérides.

Publicidade

Lesão da artéria coronária

Publicidade