Aterosclerose

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 7 de outubro de 2010

A aterosclerose é uma das principais causas de morte em Portugal, provocando acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio ou mortes súbitas.

É um processo lento que surge pelos erros cometidos na juventude, desenvolvendo-se no decorrer da vida sem demonstrar quaisquer sinais, e provocando graves problemas na velhice.

O indivíduo deveria então prever o desenvolvimento desta doença antes dos 40 anos, mesmo não tendo conhecimento se é alvo da doença, pois é nesta idade que os sintomas comecerão a surgir.

A aterosclerose relaciona-se com a hipertensão arterial, colesterol elevado, o abuso do tabaco, obesidade, sedentarismo, diabetes, etc.

É importante saber bem educar para promover uma boa saúde pois é na familia e em casa que comecem os maus habitos alimentares e outros vicios que os filhos costumam ver nos pais e repetir identificando-se com a figura paterna.

A seguir vem a escola, lugar onde é de primordial importância a necessidade de existirem acções de informação sobre uma vida mais saudável.

Preocupados com esta doença o GARRA (Gabinete para a Redução dos Riscos de Aterosclerose) promove uma acção de formação por correspondência dirigido aos individuos com excesso de colesterol, àqueles que já sofreram intervenção cirurgica ao coração, àqueles que já sofreram um enfarte de miocárdio, àqueles que apresentem hipertensão arterial, fumadores e que tenham tido casos de doenças cardiovasculares na familia.

Links Úteis

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19