Aveia: Os Benefícios para a sua Saúde

A aveia é um dos cereais mais ricos em proteínas, em gorduras e em substâncias estimulantes (avenose em particular). O seu teor em vitaminas do grupo B (sais minerais) é muito elevado.

É fortificante. “O caldo de aveia faz homens de ferro” – diz o provérbio alemão.

Benefícios da Aveia para a Saúde

– A aveia tem reputação de actuar sobre a esterilidade, a frigidez e a impotência. Estimula a glândula tiroidal e melhora a resistência ao frio e humidade.

Recomenda-se assim o seu consumo às pessoas com uma actividade física importante e aos desportistas.

A aveia é conciderada o cereal de inverno mais rico em lípidos. Os sedentários devem moderar o seu consumo. Os diabéticos, tal como os anémicos, podem consumir a aveia.

Normalmente utiliza-se em flocos, farinha, grãos (descascados) e em grãos germinados.

Cerca de 14 anos já se passaram desde o parecer da Food and Drug Administration sobre o consumo de cereais integrais ricos em fibra solúvel e os seus benefícios na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.

James Anderson, da Universidade do Kentucky, elaborou recentemente um artigo de revisão procurando recolher dados de vários estudos realizados sobre os benefícios do consumo de aveia na saúde cardiovascular.

A análise desses documentos permitiu verificar um conjunto de efeitos do consumo da aveia:

· Redução dos níveis de colesterol total durante a perda de peso;

· Alteração do tipo de subclasses de colesterol LDL e do número de partículas;

· Fonte de compostos fenólicos únicos que têm mecanismos moleculares verificados na protecção contra eventos aterogénicos;

· Está de acordo com as recomendações dietéticas favoráveis para a prevenção da Hipertensão, Diabetes tipo II e ganho de peso.

Tendo isso em conta, os investigadores consideraram importante encorajar o consumo deste cereal fonte de fibra solúvel com uma importante função metabólica, preventiva de doenças cardiovasculares e não só.

Descubra os Benefícios do Leite de Aveia

Referência:

Andon M and Anderson J. (2008) State of Art Reviews: The Oatmeal-cholesterol Connection 10 years later. Am J Lifestyle Med 2: 51-58.