Azeda (Erva Azeda): Conheça seus Benefícios e Propriedades

A planta Azeda de nome cientifico (Rumex acetosa) é uma erva cheia de benefícios. A sua raiz purifica o sangue. Quando Tomada em forma de chá alivia problemas respiratórios (bronquite, asma). É mais rica em vitamina A que a cenoura. Os talos e as folhas usam-se contra doenças do sangue e dos sistema nervoso.azeda Rumex acetosa

Em portugal também é conhecida por outros nomes, sendo eles, azedas-bravas, erva-vinagreira ou vinagreira. A erva azeda é uma planta do género Rumex que cresce no Norte da Península Ibérica.

Apesar de ser uma planta que se dá bem em qualquer tipo de solo, a erva azeda prefere os terrenos mais húmidos dos bosques, mais ricos em ferro e as zonas sombrias, principalmente onde predominam alguns cursos de água.

A erva azeda é uma planta fácil de cultivar e pode recolectar-se entre os meses de Abril e Junho.

Outros usos – Graças ao seu sabor peculiar, ela é usada como condimento na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas. A sopa de erva azeda é um prato muito vulgar em vários países da europa. Apresenta também efeitos diuréticos e é expectorante.

Devido ao seu elevado conteúdo de Vitamina C considera-se uma planta antiescorbútica.

Propriedades da planta azeda

A sua acidez deve-se ao bioxalato de potássio (5 a 9%), que é também um dos principais responsáveis pelas suas qualidades medicinais. Contém vitamina C (80 mg/100 g), quercitrina, vitexina e derivados antraquinónicos como a emodina e os taninos.