Os principais tipos e variedades de banana distinguem-se pelo seu uso, tamanho, forma e cor.
Em alguns países designa-se por banano o fruto que se consome em fresco e por plátano ao que se cozinha.
As variedades mais comuns pertencem à Série Cavendish. Cavendish, Gros Michel ou Valery, são alguns nomes de variedades, embora comercialmente sejam conhecidas por outros nomes que correspondem à marca das grandes multinacionais (Chiquita, Turbana, Fyffes, Geest, Dole, Del Monte, etc.).
As bananas são cultivadas em todos os países tropicais, mas a maior parte provém da América do Sul e América Central.
Somente algumas variedades especiais, como a Arroz e a Manzano, provêm do Sudeste Asiático.
As principais variedades ou cultivares de bananas, pertencem ao Subgrupo ou Série Cavendishe são a Pequeña Enana, Gran Enana e Williams, embora também exista a cultivar Chinese Cavendish ou Chica.
Com algum interesse para os subtrópicos, existem algumas cultivares israelitas como a Gal, Zelik, Eilan e Nathan.
Os principais produtores de banana são os países da América do Sul, América Central e Ásia.
Na Europa o principal produtor é a Espanha (Ilhas Canárias).
Na América do Sul, a Colômbia é o país onde se produzem mais bananas, da espécie Musa paradisiaca, sendo a Gros Michel e a Plátano Enano as cultivares de maior difusão.
Em segundo lugar está o Brasil, que produz ‘Musa paradisiaca’ e ‘Lacatan’.
Na Costa Rica, as cultivares comerciais mais importantes são a Gran EnanoValery (Revista ASBANA, V.13, nº 31 – 1989).
Na Ásia, o ´Plátano Rojo`, o ´Plátano Enano`, o ´Plátano Manzano` e o ´Plátano Arroz`, são as cultivares de maior interesse.
Na Europa, o principal produtor de banana é a Espanha. Nas Ilhas Canárias cultiva-se o ´Plátano Enano`. Em Portugal a cultura da banana faz-se sobretudo na Ilha da Madeira, mas também no Algarve.
As variedades cultivadas pertencem ao grupo Dwarf Cavendish (Bananeira Anã) e são a Dwarf Cavendish, Williams e Grand Naine.
Algumas variedades de banana
Gros Michel
Uma das primeiras variedades cultivadas para exportação que embora se cultive na Colômbia e Equador, está a ser sustituída pela ´Cavendish`.
Caracteriza-se por ser uma planta grande e vigorosa, com rácimos simétricos e pesados. Os frutos são de grande tamanho, em forma de garrafa e são de maturação muito homogénea.
As baínhas são de cor verde intenso na parte superior e rosadas na parte inferior.
Plátano enano ou dominico
Cultiva nas Ilhas Canárias, Tailândia, Malásia, Índia, Quénia e Colômbia. Mede de 10 a 12cm de comprimento e é uma variedade pequena, cujo sabor e doçura superam as bananas normais.
Plátano guineo
Oriundo do Sudeste da Ásia, actualmente são o Brasil e o Quénia que a exportam durante todo o ano. O fruto mede de 8 a 10cm, tem a pele muito fina e um certo sabor a maçã.
Plátano macho
Também chamada de banana grande ou de guisar. Não é conhecida na Europa, no entanto em muitos países tropicais é um alimento básico. Consome-se quando ainda está verde, em diversos pratos de culinária, cozido, frito, a la plancha ou em papas, mas não se come cru.
Podem ser de maior tamanho e mais angulosos que as bananas padrão. São de cor verde, amarela ou violácea.
Plátano rojo
Especialidade rara proveniente da parte Sudeste da Ásia; consume-se preferencialmente quente, porque o calor acentua as qualidades gustativas da polpa vermelha. Apresenta uma casca vermelha, rosa ou com mistura de verde.
Subgrupo ou Série Cavendish:
Gran Enano o Giant Cavendish
Frutos maiores, de maior peso e cilíndricos, embora mais curtos e curvos que os do clone ´Robusta`. Planta de porte baixo, pseudocaule grosso e amplo sistema foliar.
Lacatan
É considerado como um tipo primitivo de ´Cavendish`, a partir do qual se originaram todos as outras cultivares por mutação. Os principais países produtores são o Brasil e os Camarões. Os frutos são semelhantes aos da ´Valery`. A planta é alta e vigorosa, parecida com a da ´Gros Michel`.
Robusta
Principalmente exportada pela Costa do Marfim. Também chamada de ´Poyo`, esta variedade desenvolveu-se a partir da ´Cavendish`. O fruto é mais curto e de sabor muito doce.
Valery
Os frutos são grandes, mas menos cilíndricos que os da ´Gros Michel`. O sabor é doce e consistente. Este nome está registado como marca.
Conheça os Benefícios da Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana)
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.