Banho do Bebê no Balde

Atualizado e Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 1 de agosto de 2014

O banho do bebê é fundamental na sua higiêne. Geralmente, o objeto utilizado para esse banho é a banheira. No entanto, por falta de espaço, ou simplesmente por acharem mais prático, há cada vez mais pessoas a optar por dar o banho do bebê no balde.

Na realidade, a forma arredondada do balde cria uma sensação idêntica à sentida pelo bebê dentro do útero, o que torna este objeto bastante útil para dar um banho calmante e relaxante ao bebê. Conheça os benefícios do balde, e ainda, como dar banho do bebê no balde.

Benefícios do banho do bebê no balde

O balde tem um formato que dá ao bebê a sensação de ainda estar dentro da barriga da mãe. Além disso, a própria posição do bebê traz diversos benefícios para a sua saúde. Conheça de seguida os vários benefícios do banho do bebê no balde:

– relaxa e acalma o bebê;

– promove a ativação da circulação sanguínea do bebê;

– ajuda a reduzir as crises de cólicas;

– estimula o desenvolvimento cerebral;

– ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Todos estes são benefícios importantes, que aliados à ocupação de menor espaço, tornam esta solução uma alternativa muito interessante à banheira e ao banho habitual.

Quando o bebê já se senta sozinho, dar banho é bastante fácil. Contudo, mesmo quando ainda é muito pequenino, basta ter alguém para ajudar, segurando o bebê, e conseguirá facilmente dar-lhe banho.

Balde para banho do bebê

O balde do banho, também denominados de Tummy tub ou banheira shantala, é preferencialmente transparente, de modo a que a mãe possa ver o bebê, e pode ser encontrado em qualquer loja de venda de produtos para bebês.

O seu custo no Brasil anda geralmente entre os 60 e os 150 reais.

Como dar banho do bebê no balde

O banho do bebê no balde pode ser logo dado desde o seu nascimento, e prolongar-se durante o tempo que quiser. Geralmente até o espaço ser demasiado pequeno para o bebê.

Tenha o cuidado de dar o primeiro banho no balde apenas após a explicação de um profissional, para saber como fazê-lo corretamente.

O banho no balde não deve prolongar-se para além dos 15 minutos, e nunca deve deixar o bebê sozinho, pois ele pode tentar levantar-se e virar o balde, ou então, adormecer e afogar-se. De seguida deixamos aqui passo a passo como dar banho do bebê no balde.

Passo 1 – Comece por preparar tudo o que precisa para dar banho ao bebê. As suas roupinhas, uma fralda limpa e produtos de higiêne.

Passo 2 – Para que o bebê não se constipe, aqueça o ambiente do local onde vai dar banho até uma temperatura a rondar os 23ºC.

Passo 3 – Coloque água fria até metade da altura indicada para o banho do bebê, misturando depois com água quente até ficar com uma temperatura entre os 35 e 37ºC.

Se quando atingir a temperatura ideal ainda não tiver alcançado o nível de água necessária para o banho, acrescente água fria e quente, de modo a manter a temperatura certa. Antes de colocar o bebê dentro de água verifique sempre com um termómetro e com o seu pulso.

Passo 4 – Depois de a água estar na temperatura ideal, sente o bebê dentro do balde, com os braços e as pernas encolhidas e dobradas, ficando a água pelo nível dos ombros.

Se o bebê for recém-nascido, deve enrolar uma fralda à volta do seu corpo, e apoiar o pescoço com a sua mão, já que ele não consegue sustentar o peso da cabeça. Se ele tiver xixi ou cocô, limpe-o antes de colocar no balde.

Passo 5 – Lave o bebê nessa posição usando produtos específicos para bebês. No final, seque-o cuidadosamente sem esfregar, usando uma toalha macia, coloque uma fralda limpa e vista-o.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19