Banho do Bebê Recém-Nascido

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Um dos elementos mais importantes na higiêne de um bebê recém-nascido é o seu banho. Contudo, especialmente em pais que têm o primeiro filho, dar banho ao seu bebê pode inicialmente ser um pouco complicado.

Se ainda tem algum receio ao dar banho ao seu filho recém-nascido, então aqui poderá aprender a fazê-lo corretamente, passo a passo, tirando quaisquer dúvidas que ainda possa ter.

Banho do bebê recém-nascido

O banho do bebê recém-nascido deve ser realizado diariamente, e não deve prolongar-se mais do que 10 minutos. Se não quiser dar banho todos os dias, por estar frio ou por ele estar um pouco adoentado, então 2 a 3 banhos por semana são suficientes.

Antes de passarmos aos passos necessários de um banho do bebê recém-nascido, é importante lembrar que nunca o deve fazer após ele mamar ou comer. Além disso, nunca se deve deixar um bebê sozinho no banho. Apesar de não ter muita água, é suficiente para ele se afogar.

Passo 1 – Antes de passar ao banho propriamente dito, é importante preparar todo o material que vai utilizar. Assim, coloque perto da banheiro do bebê, onde fiquem à mão, os seguintes materiais: toalha, fralda limpa, produtos de higiêne e roupas limpas.

Passo 2 – A água do banho irá estar quente, e como tal, se o ambiente do local do banho for frio, ele pode apanhar um resfriado. Dessa forma, aqueça o ambiente até uma temperatura entre 22 e 25ºC. Feche também as janelas e portas, para que não haja corrente de ar.

Passo 3 – Para que a água fique com a temperatura ideal, comece por colocar água fria na banheira. Depois, basta ir acrescentando água quente até ficar numa temperatura correta.

A banheira deve ficar com um máximo de 13 cm de altura de água (aproximadamente 8 dedos), e a temperatura ideal é entre 35 e 37ºC. Utilize um termómetro para verificar.

No entanto, antes de colocar o bebê na água, verifique sempre a água com o seu pulso. Se estiver bem para si, estará bem para o bebê.

Passo 4 – Para começar a lavar o bebê, inicie pela sua cabeça. Com o corpo ainda enrolado na toalha, lave a cabeça do recém-nascido. Com um dos braços segure o corpinho, apoiando o pescoço e cabeça com a mão.

Com a outra mão jogue pequenas quantidades de água na cabeça, da testa para trás, tendo o cuidado de não molhar os ouvidos. Passe suavemente a mão com a água nos cabelos, sem massajar ou esfregar.

Utilize produtos específicos para bebês, que não agridam os olhos e a pele sensível dos recém-nascidos.

Passo 5 – Ainda na higiêne da cabeça, lave com uma gaze e água o rosto, nariz e olhos.

Passo 6 – Depois da lavagem da cabeça, está na altura de passar à higiêne do resto do corpo. Coloque o bebê recém-nascido dentro da banheira e segure-o com um dos braços nas costas do bebê, ficando preso debaixo do seu braço, para que o antebraço sirva de apoio à cabeça.

Usando pouco sabão de bebê, lave as pernas, partes íntimas, barriga, mãos e braços.

Passo 7 – De seguida é necessário virar o bebê. Para isso, gire com ajuda da sua mão livre, de modo a que o rosto e o peito fiquem apoiados no braço. Mais uma vez, sem usar demasiado sabão, lave o rabinho e as costas.

Passo 8 – Seque muito bem o bebê, sem esquecer as dobras. Utilize uma tolha suave e macia, nunca esfregando a pele do bebê. Aplique um creme hidratante próprio, colocando de seguida a fralda limpa. Por fim, basta vesti-lo e o bebê está pronto.