Banho relaxante para diminuir a tensão

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 30/10/2019. Publicado originalmente em 2 de novembro de 2012

Banho relaxante para diminuir a tensão: O nosso dia a dia é cada vez mais marcado pelo estresse.

A correria para o trabalho, as filas de trânsito, o barulho, as preocupações profissionais e familiares, e até a poluição, são fatores de stress que nos rodeiam e que aumentam a tensão diária, e nos deixam muitas vezes exaustos e sem energia!

O estresse é uma resposta positiva do nosso organismo aos vários obstáculos que a vida nos coloca.

No entanto, quando o stress se torna excessivo, como acontece muitas vezes atualmente, é que as consequências começam a ser negativas e a ter uma ação prejudicial sobre a nossa saúde.

Músculos rígidos e doridos, sistema nervoso tenso e agitado, ou alterações na nossa digestão, são apenas algumas das consequências causadas pelo stress em excesso.

A cada dia que passa, com os fatores de stress a manterem-se, a tensão do corpo aumenta. É um ciclo vicioso onde a tensão provocada pelo stress alimenta-se a si própria.

Cabe a cada um de nós romper este ciclo. Há várias maneiras de diminuir a tensão diária e o stress.

O método mais duradouro é mudar a forma como vivemos o nosso dia a dia, e a maneira como lidamos com as situações de stress que nos aparecem pela frente.

Há ainda pequenos truques que podem ajudar a aliviar a tensão, e assim, quebrar um pouco o ciclo vicioso de que falávamos atrás. Neste artigo apresentamos um exemplo de um remédio caseiro para diminuir a tensão do corpo.

Banho relaxante de sais de Epsom e óleos essenciais

Ingredientes:
– 125g de sais de Epsom;
– 125g de bicarbonato de soda;
– 5 gotas de óleo essencial de manjerona;
– 5 gotas de óleo essencial de alfazema.

Misture todos os ingredientes num recipiente. De seguida, depois de encher a banheira com água quente, adicionar o preparado na água.

Este irá dissolver-se, formando uma solução relaxante. Mergulhe e fique na água entre 20 e 30 minutos.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19