Banho Relaxante: 10 plantas e ervas para aliviar o estresse, a tensão e a correria do dia a dia

Conteúdo revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Última Atualização: 30/10/19

Conheça as melhores plantas e ervas para um banho relaxante. Com esta matéria, propomos-lhe converter o seu banho num espaço de relaxamento e tranquilidade. Não existe terapia melhor que um banho relaxante para aliviar o estresse, a tensão e a correria do dia a dia. Propomos 4 banhos diferentes para repor energias, aliviar dores e dormir melhor, sem sair de casa. A escolha é sua.

Continua depois da Publicidade

Banho Relaxante, 10 plantas e ervas para aliviar o estresse

Banhos Relaxantes Caseiros

Com recurso a alguns dos melhores óleos essenciais, água de rosas, ervas e plantas medicinais e outros ingredientes naturais… presenteamos-lhe com 4 receitas de relaxamento para converter a sua banheira num espaço de prazer para carregar baterias.

Banhos relaxantes, aromáticos, terapêuticos e energéticos, que em pouco menos de 15 minutos, nos ajudam a libertar tensões, reduzir o estresse, cansaço muscular, dores de cabeça, entre outros.

Para conseguir um extra de energia, depois do banho de imersão quente, termine com um duche progressivo de água fria, para reativar a circulação e fechar os poros da pele. Se lhe sabe a pouco, nada melhor que uma boa massagem com um creme hidratante.

Um banho relaxante é, sem dúvida, a melhor forma de terminar um dia cansativo, longo e tenso. Um banho terapêutico para repor energias, controlar as emoções e dormir melhor.

Conselhos: A temperatura da água não deve ser superior a 36 graus, já que se estiver demasiado quente pode causar fatiga muscular e ressecamento da pele.

Banho energético

Prepara-te para um banho energético

Folhas de manjericão (alfavaca), canela em pau, ou rama (entre 3 a 5 paus), ortiga (urtiga), alecrim (Rosmarinus officinalis) y sálvia (Salvia divinorum).

Coza as ervas numa panela com 4 litros de água (deixe ferver durante 10 minutos a partir do ponto de ebulição). Coe a mistura, coloque-a na banheira e desfrute. Os banhos energéticos ajudam a carregar baterias e a relaxar os músculos, e são principalmente benéficos nas alturas ou dias em que somos submetidos a situações de maior estresse e mais desgaste físico e emocional.

Banho terapêutico

Banho terapêutico com menta

Se tiver problemas de ossos e dores reumáticas, utilize o azeite de oliva e as folhas de pinheiro que funcionam como anti-inflamatório. A hortelã-verde ou menta é analgésica, o eucalipto balsâmico, e o alecrim (Rosmarinus officinalis) desinfetante. Escolha o que se adapte melhor em função do seu problema. Ferva as folhas à sua escolha e adicione uma colher de sopa de azeite de oliva. O vapor da água quente ajuda a abrir os poros e a ativar o descanso.

Este banho alivia o reumatismo, acalma a dor e ajuda a respirar melhor.

Banho para dormir melhor

banho relaxante para dormir melhor

Adicione lavanda e camomila à água do banho e coloque uma música ambiente relaxante. Uma vez realizados estes 2 passos, mergulhe na água e realize uma massagem corporal em direção ao coração. É sem dúvida o banho de imersão ideal para realizar antes de dormir, quando temos dificuldade em adormecer, ou quando chega finalmente o fim de semana e queremos “desligar” por uns bons momentos.

Continua depois da Publicidade

Se for do seu agrado, finalize com um copo de leite quente adoçado com mel antes de dormir, um remédio caseiro centenário que dá o toque final que faltava.

Banho a dois

Banho a dois com pétalas de rosa

Pétalas de flores, mel, óleo de rosas, perfume e cubos de gelo. Num litro de água ferva as pétalas de rosa, cravo branco e jasmim. Acrescente 7 gotas de óleo de rosas, uma colher de sopa de mel e umas gotas de perfume. Para criar um ambiente romântico, coloque velas em volta da banheira. Dilua a preparação na banheira e “mergulhem” os dois. Os cubos de gelo, preferencialmente pequenos, servirão de incentivo a uma massagem refrescante a dois. Um banho ideal para criar um momento de intimidade e descontração.

Leia também: Antidepressivo natural: 5 Chás com Propriedades Antidepressivas

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19