Banho Turco

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

O Banho Turco ou “hammam” já há muito que é apreciado pelos povos do mundo inteiro. Ficou conhecido na Grécia antiga e era muito apreciado durante o Império Romano. Na verdade, ninguém sabe ao certo se foram os árabes ou os os turcos ou qualquer outro povo islâmico a adoptar a prática dos banhos com vapor.

Continua depois da Publicidade

A temperatura do banho turco é elevada, oscilando normalmente entre os 43ºC e os 46º C. Sabe-se que é melhor tolerado pelo sexo feminino, mas acaba por fascinar pessoas de várias idades, quer sejam homens quer sejam mulheres. No que diz respeito à vestimenta, a melhor indumentária é mesmo a nudez, mas caso isso não seja possível, é habitual o uso de uma toalha.

Banho Turco versus Sauna

Embora o banho turco possa ser considerado um tipo de sauna, não deverá ser confundido com aquilo que habitualmente conhecemos como a sauna “tradicional”. Eis algumas das diferenças. A principal delas está relacionada com a temperatura. Enquanto que o banho turco se situa na casa dos 40ºC, a sauna atinge temperaturas muito mais elevadas, entre os 80ºC e os 100ºC. Outra das diferenças reside no tipo de calor. Enquanto que na sauna tradicional o calor é seco, no banho turco o calor é húmido e o suor produzido não evapora, o que faz com que a pessoa transpire ainda mais. Por isso, o banho turco e a sauna têm indicações e também contra-indicações muito distintas.

Benefícios do Banho Turco

Durante o banho turco, o metabolismo torna-se mais acelerado, o batimento cardíaco aumenta, os vasos sanguíneos dilatam-se e cria-se uma espécie de febre artificial. Por sua vez, a transpiração remove as impurezas e as toxinas através dos poros, proporcionando uma limpeza profunda da pele e um efeito exfoliante. Para além disso, é excelente para libertar o organismo das gorduras e dos sais acumulados.

Uma vez que o batimento cardíaco é mais elevado, o sangue percorre o corpo mais rapidamente, levando mais oxigénio a zonas de inflamação. Desta feita, reduz a intensidade das dores e facilita o processo de cura. É excelente no tratamento de eczemas, do acne e de outros problemas de pele.

Outro das grandes indicações do banho turco está relacionada com a desobstrução das vias respiratórias. Visto tratar-se de um banho de vapor, é indicado no tratamento de bronquites, sinusites e alergias.

O banho turco é também eficaz na redução do colesterol, no tratamento do reumatismo, da obesidade e da retenção de líquidos, para além de ser excelente para o couro cabeludo oleoso e para a higiene, em geral. Por fim, convém também referir que o banho turco é óptimo para o relaxamento muscular e proporciona uma sensação de bem-estar generalizada.

Contra-Indicações do banho Turco

Uma vez que um dos efeitos do banho turco é o aumento do batimento cardíaco, este tratamento encontra-se desaconselhado a todos aqueles que sofrem de hipertensão, doenças cardíacas e distúrbios na circulação sanguínea. Caso tenha algum destes problemas e ainda assim desejar experimentar o banho turco, deverá sempre aconselhar-se primeiro com o seu médico, antes de iniciar o tratamento.

Conclusão

Muito se poderia concluir acerca do banho turco, mas uma das principais conclusões a tirar é que se trata de um tratamento com muitos benefícios e que é indicado para a maioria das pessoas. E a prova disso, é que estudos recentes mostram que o banho turco é, na verdade, uma das causas de longevidade nos países que o adoptaram como parte da sua rotina do dia-a-dia.

Onde é que se pode fazer banho turco ou sauna e quais os preços de cada sessão?
Eu por exemplo, faço banho turco uma vez por semana no ginásio que frequento (Evolution Montijo) não pago a mais por isso. A verdade é que faz muito bem à pele, a tal limpeza.. aconselho!

O banho turco emagrece?
Não, o banho turco não faz emagrecer, limpa simplesmente a pele, pois os poros encontram-se abertos…. Para perder alguns centímetros talvez a sauna seja o mais aconselhado…

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24