Batata Doce

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

A batata doce é um tubérculo comestível originário da América do Sul, levado para África pelos portugueses. A sua pele avermelhada, violeta ou parda, cobre uma polpa açucarada e farinhenta, amarelo-alaranjada, rosa ou violeta, que se utiliza sempre cozida, como legume, ou guarnição ou base de sobremesa doce. A batata doce é um alimento com bastantes beneficios para a nossa saúde, pelas suas propriedades medicinais, e pelo seu conteúdo energético, rico em cloro, em potássio e em vitamina C, vitaminas do complexo B e  PP.

Variedades de batata doce: Existem algumas variedades de batata-doce. A chamada Vírginia, de polpa amarela e a rosada de Málaga, são as mais saborosas.

Escolha: A escolha deve recair sobre aquelas firmes, sem pisaduras nem cheiro.

Preparação: Prepara-se como a batata comum, mas o seu gosto é adocicado. As batatas doces cozem-se com pele, preparam-se em creme, em croquetes, no forno, em puré, em soufflé. As folhas novas das batatas doces preparam-se como espinafres.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Batata Doce