Batata para queimaduras

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 26 de novembro de 2012

Batata para queimaduras: As queimaduras, são talvez um dos acidentes domésticos mais comuns. Contudo apesar de na maior parte das vezes aparentarem ser um problema com muito pouca gravidade, nem sempre o sabemos tratar da melhor forma.

Isto que muitas das vezes acaba por ter um papel negativo no tratamento das mesmas, podendo assim levar a que uma simples queimadura se torne num problema grave.

Como sabemos existem muitas formas de tratar as queimaduras, porém como fora referido anteriormente, nem todos os métodos curativas que a maior parte das pessoas implementa surtem efeitos positivos sobre as mesmas. Porém sabia que uma simples batata poderá ser a solução para o tratamento de queimaduras simples?

Pois é! Para além da utilização da batata nos tratamentos de queimaduras simples se tornar no tratamento barato, este é também um dos mais fáceis e eficazes. Pois a batata possui na sua composição alguns elementos que ao atuarem sobre a queimadura vão acelerar o seu processo de cicatrização, evitando assim que sejam utilizados outros tipos de remédios. Porém deve-se salientar que este método só é adequado para queimaduras simples ou superficiais. Em caso de queimaduras mais graves, estas devem ser unicamente tratadas por um especialista.

Para utilizar a batata no tratamento de queimaduras simples basta lava-la, descasca-la, corta-la às rodelas e aplica-la sobre a zona afetada. Deve-se também salientar que a batata a ser utilizada neste tratamento tem de se encontrar crua. Após aplicar as rodelas de batata sobre a área a tratar, deve colocar um pano sobre as mesmas, isto para evitar que as rodelas de batata saiam do local onde foram aplicadas.

Ao realizar este tratamento começará logo a notar melhorias, deixando assim de sentir a sensação de ardor causada pela queimadura. Essencialmente este processo deverá ser repetido do início após se dar novo aparecimento de ardor, ou seja quando voltar a sentir ardor sobre a zona afetada, deve retirar as rodelas de batata que foram aplicadas anteriormente e deve voltar a aplicar sobre a queimadura novas rodelas.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19