-->Bebê Abaixo do Peso - Educar Saúde

Bebê Abaixo do Peso

Publicado em 30/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O peso do bebê é algo bastante importante, pois é um indicador do desenvolvimento e crescimento do bebê.

Bebé abaixo do peso gestacional

Atualmente, é possível saber o peso do bebé antes de ele nascer, através dos exames pré-natais que são realizados para acompanhar a evolução da gravidez. O exame que permite detetar o peso e o tamanho do bebé na barriga da mãe é o ultrassom.

Por vezes, são detetadas situações em que o bebé está abaixo do peso ideal para a sua idade gestacional e nesses casos é recomendado que a mãe fique em repouso e se alimente bem. O objetivo é aumentar o peso do bebé até ao momento do parto, para que este nasça com o peso ideal.

Existem alguns fatores que potenciam o risco de bebé abaixo do peso gestacional, nomeadamente problemas de saúde da mãe (hipertensão e/ou diabetes), mães que consumam álcool, tabaco ou que estejam expostas a fumos, gravidez de gémeos ou uma gravidez prolongada.

Bebé abaixo do peso no nascimento

Apesar de todos os exames pré-natais e cuidados que a mãe possa ter, alguns bebés nascem abaixo do peso ideal, que é de 2,5 kg.

Sempre que um bebé nasce abaixo do peso ideal é importante mantê-lo sempre quente e em algumas situações os bebé são colocados durante algumas horas ou dias em incubadoras, por forma a permitir um crescimento e aumento do peso do bebé mais rápido e eficaz.

Contudo, a maioria dos bebés que nascem abaixo do peso ideal apenas precisam de estar sempre bem agasalhados e de serem bem alimentados.

O leite materno é o melhor alimento que os recém-nascidos podem ter e por isso, durante os primeiros meses de vida do bebé, eles devem ser amamentados em intervalos de duas horas.

Caso o bebé apresente alguma dificuldade em aumentar de peso com a ingestão exclusiva do leite materno, o pediatra pode aconselhar o uso de um suplemento de leite adaptado a bebés.

Estes suplementos são geralmente dados após a amamentação, assegurando desta forma que o bebé está a ingerir todos os nutrientes e minerais que são importantes para o seu adequado desenvolvimento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook