-->Como é e o que faz o bebê com 1 ano

Desenvolvimento do Bebê com 12 meses

Publicado em 01/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O bebê quando atinge os 12 meses já começa ter alguma independência, conseguindo fazer ainda mais coisas novas que não conseguiria antes. É a partir de um ano que o bebê começa a rir, dizer algumas palavras, cantar, emitir sons, entre outras coisas que já era capaz de fazer antes.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Peso do bebê com 1 ano

Com 1 ano de idade, o peso do bebê ronda geralmente os seguintes valores:

  • Meninas (média): 9.600 a 10.110 g, 72 cm de altura e 45,5 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 9.800 a 10.300 g, 75 cm de altura e 46,5 cm de perímetro cefálico.

Confira a tabela:

MeninoMenina
Peso9,8 a 10,3 kg9,6 a 10,1 kg
Altura75 cm72 cm
Medida da cabeça46,5 cm45,5 cm
Circunferência do tórax47,5 cm46,5 cm
Ganho de peso mensal300 g300 g

Nesta fase a criança geralmente engorda uma média de 300 g a cada mês.

Alimentação

Com 1 ano de vida, a alimentação do bebê continua a manter algumas das bases alimentares realizadas até aqui, mas podem ser introduzidos novos alimentos.

Contudo ele já tem alguma noção de gosto, e devemos estar conscientes de que ele pode simplesmente não gostar de alguns alimentos. Sempre que for adicionado um novo alimento à dieta do bebé, devemos ter o cuidado de:

  • Introduzir o alimento começando com poucas quantidades;
  • Deixar a criança comer da forma que ele quiser ou que lhe der mais jeito;
  • Tentar evitar a introdução de mais que um alimento novo;
  • Introduzir um novo alimento de 2 em 2 ou 3 em 3 dias;
  • Verificar se a digestão do alimento é realizada sem problemas.

Alguns alimentos como café, frutos, alimentos muito temperados, chocolate, amêndoa, camarão, bacalhau, morango e chá, deverão ser evitados em bebês com 1 ano.

Nesta fase a criança deve beber cerca de 500ml de leite por dia.

Bebê Com Um Ano

Desenvolvimento

Quando atinge a meta de 1 ano, ele já se movimenta mais, começa a tentar alcançar os objetos com maior frequência e a brincar de forma mais autônoma.

É aqui que ele começa a dar os seus primeiros passos sozinho. (Se ele não o fizer, não se preocupe – algumas crianças demoram mais algumas semanas ou meses para começar.) Se for como a maioria das crianças, ele irá dar os primeiros passos na ponta dos pés com os pés voltados para fora. Portanto, mantenha a câmera pronta para capturar o momento!

Nesta fase também já ajuda a mãe ou o pai quando está a ser vestido, colocando-se de forma a facilitar essa ação. Com esta idade ele já consegue dizer 4 ou 5 palavras e gosta de se exibir por perceber que é o centro das atenções.

Quando é separado da mãe, tende a chorar, e já tem noção do noção do medo, ficando desconfortável em lugares que não conhece e com pessoas estranhas.

Nesta fase a criança já deve ter pelo menos 8 dentes, os incisivos.

O Sono

O sono é muito importante numa criança com 1 ano. Nesta idade geralmente podem surgir algumas dificuldades em adormecer, e o bebê poderá demorar até uma hora para adormecer. Tranquilizar e acalmar a criança é uma forma de conseguir ultrapassar o problema. Geralmente nesta fase ele já dorme sozinho no seu quarto.

Brincadeiras

Com 1 ano o bebê gosta de atirar e arremessar brinquedos. Se alguém os apanhar, ele vai pensar que está a brincar a brincar com ele e tende a lança-los novamente.

Lembre-se…

Todas as crianças são únicas e cumprem marcos no seu próprio ritmo. As diretrizes de desenvolvimento apenas mostram o que o seu filho tem o potencial para realizar nesta fase – se não for agora, será em breve.

Se o seu filho foi prematuro, entenda que os bebês nascidos precocemente geralmente necessitam de mais de tempo para cumprir os seus marcos. Em caso de dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, consulte o médico ou pediatra.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook