Desenvolvimento do Bebê com 12 meses

Revisado por Equipe Editorial a 3 dezembro 2018

O bebê quando atinge os 12 meses já começa ter alguma independência, conseguindo fazer ainda mais coisas novas que não conseguiria antes. É a partir de um ano que o bebê começa a rir, dizer algumas palavras, cantar, emitir sons, entre outras coisas que já era capaz de fazer antes.

Peso do bebê com 1 ano

Com 1 ano de idade, o peso do bebê ronda geralmente os seguintes valores:

  • Meninas (média): 9.600 a 10.110 g, 72 cm de altura e 45,5 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 9.800 a 10.300 g, 75 cm de altura e 46,5 cm de perímetro cefálico.

Confira a tabela:

Menino Menina
Peso 9,8 a 10,3 kg 9,6 a 10,1 kg
Altura 75 cm 72 cm
Medida da cabeça 46,5 cm 45,5 cm
Circunferência do tórax 47,5 cm 46,5 cm
Ganho de peso mensal 300 g 300 g

Nesta fase a criança geralmente engorda uma média de 300 g a cada mês.

Alimentação

Com 1 ano de vida, a alimentação do bebê continua a manter algumas das bases alimentares realizadas até aqui, mas podem ser introduzidos novos alimentos.

Contudo ele já tem alguma noção de gosto, e devemos estar conscientes de que ele pode simplesmente não gostar de alguns alimentos. Sempre que for adicionado um novo alimento à dieta do bebé, devemos ter o cuidado de:

  • Introduzir o alimento começando com poucas quantidades;
  • Deixar a criança comer da forma que ele quiser ou que lhe der mais jeito;
  • Tentar evitar a introdução de mais que um alimento novo;
  • Introduzir um novo alimento de 2 em 2 ou 3 em 3 dias;
  • Verificar se a digestão do alimento é realizada sem problemas.

Alguns alimentos como café, frutos, alimentos muito temperados, chocolate, amêndoa, camarão, bacalhau, morango e chá, deverão ser evitados em bebês com 1 ano.

Nesta fase a criança deve beber cerca de 500ml de leite por dia.

Bebê Com Um Ano

Desenvolvimento

Quando atinge a meta de 1 ano, ele já se movimenta mais, começa a tentar alcançar os objetos com maior frequência e a brincar de forma mais autônoma.

É aqui que ele começa a dar os seus primeiros passos sozinho. (Se ele não o fizer, não se preocupe – algumas crianças demoram mais algumas semanas ou meses para começar.) Se for como a maioria das crianças, ele irá dar os primeiros passos na ponta dos pés com os pés voltados para fora. Portanto, mantenha a câmera pronta para capturar o momento!

Nesta fase também já ajuda a mãe ou o pai quando está a ser vestido, colocando-se de forma a facilitar essa ação. Com esta idade ele já consegue dizer 4 ou 5 palavras e gosta de se exibir por perceber que é o centro das atenções.

Quando é separado da mãe, tende a chorar, e já tem noção do noção do medo, ficando desconfortável em lugares que não conhece e com pessoas estranhas.

Nesta fase a criança já deve ter pelo menos 8 dentes, os incisivos.

O Sono

O sono é muito importante numa criança com 1 ano. Nesta idade geralmente podem surgir algumas dificuldades em adormecer, e o bebê poderá demorar até uma hora para adormecer. Tranquilizar e acalmar a criança é uma forma de conseguir ultrapassar o problema. Geralmente nesta fase ele já dorme sozinho no seu quarto.

Brincadeiras

Com 1 ano o bebê gosta de atirar e arremessar brinquedos. Se alguém os apanhar, ele vai pensar que está a brincar a brincar com ele e tende a lança-los novamente.

Lembre-se…

Todas as crianças são únicas e cumprem marcos no seu próprio ritmo. As diretrizes de desenvolvimento apenas mostram o que o seu filho tem o potencial para realizar nesta fase – se não for agora, será em breve.

Se o seu filho foi prematuro, entenda que os bebês nascidos precocemente geralmente necessitam de mais de tempo para cumprir os seus marcos. Em caso de dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, consulte o médico ou pediatra.